Descrição de chapéu Eleições 2018

Roda Viva com Bolsonaro tem segunda melhor audiência do ano

Programa só não superou entrevista com Sergio Moro em março

O presidenciável Jair Bolsonaro no estúdio do programa Roda Vida, na TV Cultura
O presidenciável Jair Bolsonaro no estúdio do programa Roda Vida, na TV Cultura - Folhapress
Gustavo Fioratti
São Paulo

Com a entrevista do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nesta segunda (30), o Roda Viva, da TV Cultura, alcançou sua segunda maior audiência do ano.

O programa só não ultrapassou os números referente à noite em que teve o juiz Sergio Moro como convidado, em março. Na ocasião, o horário da TV Cultura conquistou o maior público em 18 anos, desde quando começou a computar a audiência.

A entrevista com Bolsonaro foi a décima em uma série dedicada aos presidenciáveis.

No centro da bancada, Bolsonaro respondeu questões sobre política e provocações sobre declarações apontadas como racistas e xenofóbicas. 

 

Ele voltou a atacar o kit anti-homofobia proposto no Ministério da Educação em 2011 e defendeu-se quando os entrevistadores apontaram baixo aproveitamento de suas propostas como deputado.

Entre outros projetos, citou a elaboração de uma lei que previa castração química para condenados por estupro.

O programa semanal da TV Cultura fez 2,3 pontos de média com picos de 2,8 pontos, ocupando o quarto lugar no ranking das emissoras da TV aberta, segundo dados consolidados na Grande São Paulo.

No mesmo horário, a Globo fez 25,8 pontos, o SBT ficou em segundo lugar, com 9,3. Em terceiro, a Record atingiu 5,3 de média. 

Durante a apresentação, o âncora Ricardo Lessa anunciou: “Estamos, graças também aos seguidores do deputado, em primeiro lugar mundial no Twitter”. Ele se referia aos trending topics da rede.

Segundo pesquisa da FGV Dapp, a entrevista de Bolsonaro mobilizou 717.308 publicações no Twitter entre 20h de segunda (30) e 8h de terça (31), e o debate se dividiu em quem era a favor do candidato (25,96%) e contra (54,28% ).

A audiência nas redes têm sido muitas vezes mais expressivas do que a medida durante a exibição do programa na TV. 

As visualizações da entrevista com Bolsonaro no Youtube, até as 20h da terça (31), ultrapassavam 1,6 milhão.

A entrevista com Ciro Gomes, no fim de maio, está entre as audiências mais altas da série, com 1,1 ponto de audiência e 1,3 milhão de visualizações no Youtube, também em medição até esta terça.

Na semana passada, Geraldo Alckmin rendeu ao semanal 0,4 no Ibope, mais 147 mil visualizações no Youtube. 

Guilherme Boulos, Alvaro Dias, Marina Silva e Manuela D’Ávila tiveram participações que geraram mais público do que o candidato pelo PSDB.

Google

Já em relação às buscas no Google, o nome de Bolsonaro ficou em primeiro lugar entre os presidenciáveis que foram entrevistados pelo programa, tanto no dia do programa como no dia seguinte.

Dados do Google Trends mostraram que as buscas por Bolsonaro cresceram cerca de 2.050%, os dados de busca são um comparativo com informações captadas de 1º de abril a 31 de julho.

Em segundo lugar nas buscas dos nomes dos presidenciáveis ficou o candidato do PDT, Ciro Gomes, seguido por Manuela D'Ávila (PC do B).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.