Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz poema sinfônico 'Peer Gynt', embalado em peça de Ibsen

O 29º volume da coleção chega às bancas no domingo (2/9)

Os atores Chico Carvalho (esq.) e Leonardo Ventura no espetáculo 'Peer Gynt', no Teatro do Sesi - João Caldas/Divulgação
Cristiane Martins
São Paulo

O 29º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (2/9), apresenta ao pequeno leitor uma versão adaptada do poema sinfônico "Peer Gynt", do compositor Edvard Grieg.

A obra foi baseada em uma peça teatral de Henrik Ibsen (1828-1906) em 1867, a qual retrata a trajetória de um homem impulsivo que encontra sua morada após passar a vida vagando.

Ibsen pediu a Edvard Grieg que criasse a música para acompanhar a trama. Entre 1888 e 1891, o compositor reuniu oito trechos da peça teatral e ambientou-os em duas suítes. Após a estreia em 1876, surgiriam diversas adaptações da obra.

Na versão apresentada na Coleção Folha, o jovem Peer Gynt se apaixona por uma moça chamada Solveig; mas ela o despreza, envergonhando-o frente ao povoado da aldeia.

Por vingança, ele se envolve em confusões e por isso é expulso do povoado. Sem ter onde morar, vai embora para a floresta e de lá parte para uma longa viagem para vários lugares do mundo, onde viverá muitas aventuras.

O volume inclui além do livro um CD com uma gravação do poema sinfônico executado pela Orquestra Sinfônica de Malmo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.