Confira a discografia básica de Aretha Franklin

Cantora vendeu 75 milhões de discos e ganhou 18 estatuetas do Grammy

Thales de Menezes
São Paulo

Única cantora ainda em atividade neste século comparável ao trio Billie  Holiday (1915-1959), Ella Fitzgerald (1917-1996) e Nina Simone (1933-2003), Aretha  Franklin morreu quinta-feira (16), aos 76 anos, e deixou números impressionantes.

 

Ela vendeu 75 milhões de discos e ganhou 18 estatuetas do Grammy. Também conquistou mais três prêmios honorários pelo conjunto de sua obra de 42 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo e 131 singles.

Conheça a discografia básica de Aretha Franklin.

 

"Songs of Faith" (1956)

A primeira gravação de Aretha Franklin, quando tinha 14 anos. Apenas voz e piano, que ela toca. São músicas gospel, hinos religiosos registrados na igreja batista na qual seu pai era pastor.


"The Electrifying Aretha Franklin" (1962)

O primeiro disco importante, na gravadora Columbia, com produção de John H. Hammond, lendário por seu trabalho com Billie Holiday. Este álbum estabeleceu Aretha como grande cantora.


"Unforgettable: A Tribute to Dinah Washington" (1964)

Gravado depois da morte de Dinah Wasshington, forte influência para Aretha, o álbum mostra a facilidade da jovem artista para recriar com personalidade canções famosas de outros artistas. 


"I Never Loved a Man the Way I Love You" (1967)

Disco de estreia na gravadora Atlantic, foi o primeiro álbum de Aretha Franklin a liderar as paradas de rhythm'n'blues e aquele que traz sua música de maior sucesso em toda a carreira, "Respect". 


"Aretha Now" (1968)

Um ano depois de Dionne Warwick estourar mundialmente com "I Say a Little Prayer", de Burt Bacharach e Hal David, Aretha lança um disco impecável de soul que é puxado pela regravação desse hit.
 


"Aretha in Paris" (1968)

Um show magistral. Abre com "(I Can't Get No) Satisfaction", dos Rolling Stones, fecha com "Respect" e tem outro grande hit da cantora, a balada "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman".


"Aretha Live in the Fillmore West" (1971)

Único álbum ao vivo de Aretha a chegar ao topo das paradas, registra seu show mais cultuado por fãs. Para muitos, tem a versão definitiva de "Respect". E um dueto com Ray Charles em "Spirit in the Dark".


"Sparkle" (1976)

Mais um álbum número um nas paradas, é a trilha sonora do filme musical feito com canções de Curtis Mayfield. O disco traz Aretha interpretando as músicas que na tela foram cantadas pelos atores.


"Who's Zooming Who?" (1985)

Depois de 32 álbuns, Aretha grava finalmente um que ultrapassa um milhão de cópias vendidas no ano de lançamento. Um dos coprodutores de seu primeiro disco de platina é Dave Stewart, do Eurythmics.


"A Rose Is Still a Rose" (1998)

Seu último grande disco, que vendeu meio milhão de cópias. A faixa-título, hit mundial, é escrita e produzida pela cantora Lauren Hill, então jovem discípula de Aretha que fazia sucesso no grupo Fugees.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.