Descrição de chapéu

'Medo Viral' mais parece sátira do que filme de horror

Longa dos irmãos Abel e Burlee Vang é inteiramente baseado em clichês

SÉRGIO ALPENDRE

Medo Viral (Bedeviled)

  • Quando Estreia nesta quinta (16)
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Saxon Sharbino, Bonnie Morgan e Brandon Soo Ho
  • Produção EUA, 2016
  • Direção Abel Vang e Burlee Vang

Veja salas e horários de exibição

No cinema de horror, geralmente os clichês são ainda mais evidentes, num jogo tácito com o espectador, que os respeita, e por isso costumam ser trabalhados com cuidado.

O caso de "Medo Viral", contudo, é drástico. Trata-se de um longa-metragem inteiro em que só encontramos clichês, ao sabor dos sustos e das incoerências dos personagens, como também de uma trama que mais parece de uma sátira.

Dirigido pelos irmãos Abel e Burlee Vang, o filme se inicia com uma jovem garota chamada Nikki (Alexis G. Zall) sendo perseguida por uma entidade sobrenatural.

Depois conhecemos os cinco amigos de Nikki, todos num misto de lamento pela perda da amiga e vontade de investigar o que de fato aconteceu.

E diante da necessidade de dizer do que se trata o filme, sob o risco de provocar gargalhadas, arrisco: esses cinco amigos baixam um aplicativo em seus smartphones, e tal aplicativo, chamado Bedeviled (também o nome original do filme), desperta uma força maligna que os ameaça.

E aí é aquela história. Sabem que ficar sozinho é perigoso, mas sempre arrumam um jeito de se isolar, de preferência em uma casa escura, com sombras fáceis e janelas que mais parecem portas para outras dimensões.

E se tudo no filme é ridículo, imaginem quando surgem as brilhantes deduções desses jovens viciados em seus celulares. Nesses momentos o filme se torna uma paródia involuntária.

Ou seria tudo intencional desde o princípio? É o que indica o desfecho, e é o que muitos entusiastas do subgênero "terrir" vão alegar. E se assim for, é ainda pior, porque não há graça alguma.

E para encerrarmos com um clichê à altura de tudo que vimos, podemos dizer que "Medo Viral", mais do que um filme de horror, é um horror de filme.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.