Megafestival de jazz mostra liquidificador sonoro na abertura

Cantor e guitarrista James "Blood" Ulmer toca com Vernon Reid, do Living Colour

Thales de Menezes
São Paulo

A união faz a força parece o lema do festival de música que começa nesta terça (14) no Sesc Pompeia, em São Paulo. Foram reunidos dois eventos que a entidade organizava: o Jazz na Fábrica, no próprio prédio na Pompeia, e o Sesc Jazz & Blues, distribuído por unidades em cidades do interior paulista.

Haverá uma união no show de abertura, numa noite bem singular orientada para o blues. O cantor e guitarrista americano James "Blood" Ulmer, 78, se apresenta com a rodada Memphis Blood Blues Band.

Nada preso à cartilha tradicional do gênero, esse instrumentista que tocou com a lenda do sax Ornette Coleman traz como convidado o também guitarrista Vernon Reid.

A escalação da dupla acaba atraindo também uma plateia mais rock. Vernon Reid é o motor musical da banda Living Colour, que desde 1984 exibe em palcos e álbuns uma mistura poderosa de rock, funk, jazz e mais alguns sons inclassificáveis.

O clima de liquidificador de sons deve reinar também na apresentação de Ulmer e Reid. Os dois trabalharam juntos em vários projetos. O show se repete na quarta (15), no mesmo Sesc Pompeia.

O Sesc Jazz tem programação até o dia 2 de setembro. São 22 convidados, de uma dúzia de países, que se revezam em oito cidades (São Paulo, Araraquara, Birigui, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Sorocaba).

Além dos shows no Pompeia, haverá aulas e encontros com artistas e críticos em três unidades na capital (Consolação, Vila Mariana e Centro de Pesquisa e Formação).

Talvez a atração mais esperada pelo fã mais íntimo do jazz, o saxofonista Archie Shepp, 81, fará dois shows, no dia 29/8, em Sorocaba, e no dia 1º/9, no Pompeia.

Discípulo de John Coltrane (1926-1967), ele fará um tributo ao mestre, tendo como convidado o percussionista Kahil El Zabar e seu Ritual Trio.

Entre os modernos, a atração maior é o trio Now vs Now, um combo de electrogroove comandado pelo pianista nova-iorquino Jason Lindner, um dos colaboradores de David Bowie no último álbum do cantor inglês, "Blackstar" (2016).

Há um número generoso de mulheres espalhadas nos palcos. Destaque para a cantora espanhola Buika, a saxofonista chilena Melissa Aldana, a trompetista portuguesa Susana Santos Silva e a pianista canadense Renee Rosnes.

O perfil geográfico do festival é amplo. No lineup estão também o pianista cubano Omar Sosa e seu Quarteto AfroCubano, o pianista Isfar Sarabski, do Azerbaijão, o grupo do Congo Jupiter & Okwess, o quinteto norueguês Time Is a Blind Guide e o pianista americano de origem indiana Vijay Iyer.

Entre os brasileiros, nomes como Dom Salvador e seu sexteto, o compositor e arranjador Lourenço Rebetez e o pianista Salomão Soares. O combo Dorival reúne o baterista Tutty Moreno, o baixista Rodolfo Stroeter, o pianista André Mehmari e o saxofonista e clarinetista Nailor "Porveta" Azevedo numa releitura de Dorival Caymmi.

Shows

James Blood Ulmer - Memphis Blood Blues Band

Jazz
até R$60

O guitarrista americano James

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.