Morre Lindsay Kemp, o coreógrafo que ensinou David Bowie a dançar

Além da dança, Kemp também explorava outros lados da arte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kemp, vestido como a rainha Elizabeth I, em ensaio do espetáculo ""Elizabeth's Last Dance", em 2005
Kemp, vestido como a rainha Elizabeth I, em ensaio do espetáculo ""Elizabeth's Last Dance", em 2005 - Victor Fraile/REUTERS
São Paulo | EFE

O coreógrafo, mímico, ator, dançarino, pintor e cenógrafo britânico Lindsay Kemp morreu aos 80 anos de idade na cidade de Livorno, no norte da Itália, informou neste sábado (25) a emissora pública de televisão italiana "Rai".

Nascido em Cheshire, na Inglaterra, em 3 de maio de 1938, Kemp foi responsável por ajudar o cantor David Bowie a usar sua expressividade corporal, além de ter inspirado a criação do personagem "Ziggy Stardust" e participado das famosas apresentações do artista no Rainbow Theatre de Londres em 1972.

Além de Bowie, o coreógrafo também ficou conhecido por dar aulas de dança para a cantora britânica Kate Bush.

Kemp estudou pintura e desenho na Escola de Arte de Bradford, dança com o Ballet Rambert e com Sigurd Leeder, e cursou mímica com Marcel Marceau. Seus primeiros passos no mundo do espetáculo foram em teatros menores de Londres. Em 1965, fundou sua própria companhia, a Lindsay Kemp Company, com a qual realizou sua primeira excursão internacional em 1973.

Entre os principais espetáculos do mímico e dançarino se destacam "Flowers", inspirado em "Nossa Senhora das Flores, de Jean Genet; "Salome", "Mr. Punch's Pantomime", "A Midsummer Night's Dream", "Duende", "The Big Parade", "Nijinsky", "Alice", "Onnagata", "Cinderella", "Variété", "Rêves de Lumière", "Dreamdances", "Elizabeth's Last Dance" e "Kemp Dances".

Kemp também participou como ator em filmes como "Valentino: o Ídolo, o Homem", "O Homem de Palha", "Sebastiane", "Magnicídio", e, como coreógrafo, criou o espetáculo "Parades Gone By" para o Ballet Rambert.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.