Nova livraria se dedica a obras de arte e design na Galeria Ouro Fino

Lovely House será inaugurada na segunda (20), em São Paulo, com 150 títulos de editoras como Fotô, Ubu e Cobogó

Isabella Menon
São Paulo

Quando anunciou a ideia de vender livros de arte e design, José Fujocka recebeu muitos comentários negativos. Acreditavam que o empreendimento não daria conta de vender os exemplares. 

Além de se tratar de um comércio de livros, um mercado em baixa, é um espaço que se volta a um nicho específico de publicações, restringindo o escopo de interessados.

Mas é justamente por perceber uma carência desse tipo de espaço que Fujocka abre na segunda (20), com a sócia Luciana Molisani, a Lovely House, casa se une a livrarias como a Freebook, especializada em títulos internacionais. 

Fujocka acredita que a estrutura da nova loja, que ele define como “enxuta e elegante” em 30 m² na Galeria Ouro Fino, fará com que o futuro dela seja de sucesso.

“Estamos colocando o mínimo possível para a casa sobreviver”, diz ele. Agora, ela abre com 150 obras de editoras como a Fotô, Olhavê, Vibrant, Madalena, Ubu e Cobogó.

A maioria dos títulos da Lovely House são nacionais, mas não se restringem ao eixo Rio-São Paulo. Há entre eles livros da Bahia e de artistas independentes. Devido ao alto preço para importação, estrangeiros não foram o foco, por ora.

Luciana Molisani e José Fujocka abrem na sexta-feira (17) uma casa de livro na Galeria Ouro Fino
Luciana Molisani e José Fujocka abrem na sexta-feira (17) uma casa de livro na Galeria Ouro Fino - Divulgação

A ideia é que o acervo seja composto de artistas contemporâneos e que os livros tratem de “uma extensão do trabalho do artista e não apenas um portfólio”, afirma Fujocka. 

Entre os livros, há de clássicos como “Uncommon Places” (1982), do americano Stephen Shore, até títulos independentes, como do fotógrafo carioca Rodrigo Pinheiro, que autopublicou o fotolivro “Tornaras”, a ser lançado na SP-Arte/Foto, no fim do mês.

“Sabemos da relevância de Andy Warhol, por exemplo, mas queremos fomentar a história da arte e já vimos que, em muitos casos, o livro é um importante canal para a visibilidade de artistas”.

O preço dos livros pode chegar à casa dos quatro dígitos. Mas estes, de acordo com Fujocka, representam apenas 5% do acervo e são edições acompanhadas de obras de artista. A maioria, diz ele, varia de R$ 35 a R$ 150. 

Lovely House
Galeria Ouro Fino, r. Augusta, 2.690. De seg. a dom., das 11h às 18h

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.