Artista plástico José Roberto Leonel Barreto morre em São Paulo, aos 76

Graduado nos Estados Unidos, pintor e desenhista participou da 30º Bienal de São Paulo

São Paulo

Morreu na terça-feira (11), em São Paulo, o artista plástico José Roberto Leonel Barreto. Gravador, pintor, desenhista e professor, Barreto tinha 76 anos e era natural de Capão Bonito, no interior do estado. Suas telas em aquarela e guache se destacavam pelo abstracionismo geométrico. 

Começou a carreira estudando pintura com o artista colombiano Rodrigo Barrientos, em 1963. Mais tarde, pintou murais na Espanha e, em 1975, mudou-se para os Estados Unidos, onde permaneceu pelos oito anos seguintes.

Graduou-se em belas artes pela SVA (School of Visual Arts) de Nova York e deu aulas de desenho na Igreja Ecumênica Riverside. De volta ao Brasil, radicou-se em São Paulo, onde atuou como professor em instituições de arte e participou de exposições coletivas no país e no exterior. 

Artista plástico José Roberto Leonel Barreto
Artista plástico José Roberto Leonel Barreto - Divulgação
Em 2012, como parte da programação da 30º Bienal de São Paulo, com curadoria do venezuelano Luis Pérez-Oramas, realizou a performance "José Barreto: Non-idiomatic Talking" na Mobile Radio, uma estação de rádio integrada ao evento.

Sua obra faz parte de importantes acervos, como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Moderna de Caracas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.