Descrição de chapéu Artes Cênicas

Coreógrafo belga Jan Fabre é acusado de abuso sexual

Em carta, bailarinos descreveram ambiente de trabalho tóxico e humilhante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antuérpia | AFP

Vinte bailarinas e bailarinos que trabalharam com o coreógrafo belga Jan Fabre alegaram nesta quinta-feira (13) que sofreram humilhações e abusos sexuais, em uma denúncia na linha do movimento #Metoo.

Fabre, que nasceu na Antuérpia em dezembro de 1958, é um dos artistas mais controversos da Europa, conhecido pela provocação em seus espetáculos, que abordam abertamente a sexualidade.

Em uma carta na revista de arte rekto:verso, antigos funcionários descreveram um ambiente de trabalho tóxico, onde a "humilhação era [seu] pão de todo dia" na companhia Troubleyn.

A Auditoria Trabalhista de Antuérpia, vinculada à procuradoria especializada em conflitos trabalhistas, abriu uma investigação "sobre possíveis atos de violência, assédio e abuso sexual no local de trabalho", explicou um porta-voz à rede de televisão VRT.

A carta dos trabalhadores aponta vários atos de humilhação e intimidação sexual, incluindo sessões fotográficas "semi-secretas", nas quais ele oferecia a artistas dinheiro e drogas para que se "sentissem mais livres".

O coreógrafo belga Jan Fabre - AFP

Os intérpretes que rejeitaram a "aproximação" sexual do coreógrafo viram seus papéis limitados e receberam uma dose especial de humilhação ou manipulação, segundo a carta.

Fabre também foi acusado de humilhar as mulheres durante os ensaios com "críticas dolorosas e frequentemente abertamente machistas" sobre seus corpos.

Oito dos artistas assinam a denúncia pública com nome e sobrenome, enquanto o restante dos que assinaram o fizeram mantendo o anonimato.

Os signatários, que explicam que as tentativas de diálogo com o coreógrafo nunca deram frutos, expressaram seu incômodo em um encontro com o artista, no qual ele afirmou que nunca viu problemas em seu comportamento sexual.

A revista rekto:verso ofereceu a Fabre a possibilidade de resposta, e ele rejeitou as acusações.

"Não obrigamos ninguém a fazer coisas que tanto uns como outros consideram acima de seus limites", escreveu.

Fabre é membro da chamada "Onda Belga" que cativou a cena artística europeia nos anos 80 com peças vanguardistas de obras originais e clássicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.