De 'O Grito', de Munch, ao filme 'Nosso Lar', veja obras favoritas de presidenciáveis

Candidatos listam filmes, livros, quadros e músicas que marcaram suas vidas

"Operários", de Tarsila do Amaral, foi citada por Alckmin Divulgação

São Paulo

A Folha pediu aos candidatos à Presidência que falassem sobre sua obra de arte preferida. A lista vai do quadro "O Grito", de Edvard Munch, ao filme "Nosso Lar", baseado na obra de Chico Xavier, passando pela tela "Operários", de Tarsila do Amaral. Ciro Gomes, Cabo Daciolo e Jair Bolsonaro (atualmente internado após levar uma facada) não responderam.

 

Qual obra de arte mais marcou a sua vida?

Jair Bolsonaro (PSL)

Não respondeu


Fernando Haddad (PT)

"Cada obra de arte marca nossa vida de uma forma diferente, e seria uma injustiça nomear apenas uma. Sou um amante do cinema e da literatura. Sou muito sensível à experiência estética que a arte proporciona"

Ciro Gomes (PDT)

Não respondeu


Geraldo Alckmin (PSDB)

"'O Segredo dos Seus Olhos', filme argentino estrelado pelo Ricardo Darín. Ele vive Benjamín Espósito, servidor da justiça aposentado que resolve escrever um livro sobre o assassinato de uma bela jovem. É bem sensível... Fala da alma humana. Sempre tenho vontade de revê-lo. Meu livro favorito é 'Cidades Mortas', de Monteiro Lobato. Sei de cor várias passagens do texto, que retrata o declínio da cultura do café no Vale do Paraíba, em São Paulo. 'Operários', da Tarsila do Amaral, é um quadro que admiro muito. A obra pertence ao acervo do Palácio dos Bandeirantes, que reúne uma das maiores coleções do modernismo brasileiro. Particularmente, acho que esta é uma das telas mais lindas de Tarsila"


Marina Silva (Rede)

"Não dá para citar apenas uma. 'O Grito', de Edvard Munch, nas artes plásticas; 'A Condição Humana', de Hannah Arendt, é um livro que eu carrego sempre comigo; Alma Sobrevivente, de Philip Yancey, é outro livro que me marcou; 'A Cor Púrpura', de Steven Spielberg, é um filme que eu destacaria"


Alvaro Dias (PODE)

"A biografia do estadista inglês Winston Churchill, escrita pelo seu biógrafo oficial, foi uma obra marcante. Detentor de uma personalidade complexa e de uma inteligência notável, ele comandou e administrou com coragem e competência, uma nação abalada pelo flagelo da guerra. O filme 'Nosso Lar', baseado na obra do Chico Xavier, me impressionou muito. Gostei também do livro e filme 'Lincoln'"


Henrique Meirelles (MDB)

"A música é a forma artística que mais me comove. Cito três exemplos que me marcaram: 'Apesar de Você', de Chico Buarque; 'Pra Não Dizer que Não Falei das Flores', de Geraldo Vandré; e a Sexta Sinfonia de Beethoven, a 'Pastoral'”

João Amoêdo (NOVO)

"O filme 'Carruagens de Fogo', porque mostra a força da esperança e a importância de ter bons valores e determinação em seus objetivos"


Guilherme Boulos (PSOL)

"'Morte e Vida Severina', de João Cabral de Melo Neto"


Cabo Daciolo (Patriota)

Não respondeu


José Maria Eymael (DC)

"Tinha uma irmã, uma freira de colégio em Porto Alegre, que pintava quadros da cidade de Porto Alegre no início. Tenho alguns na minha casa. Às vezes eu me vejo contemplando o que eles representam. Significaram e significam muito para mim."


Vera Lúcia (PSTU)

"'O Auto da Compadecida', de Suassuna. Porque nele estão presentes vários elementos que fizeram parte da minha vida, como a seca e a vida dura no sertão nordestino. Mas também a alegria desse povo"


João Goulart Filho (PPL)

"Acho que 'Guernica', pelo simbolismo de seu retorno à Espanha somente após a normalização fora do franquismo"

 

Eduardo Moura, Isabella Menon, Guilherme Genestreti, Maria Luísa Barsanelli e Maurício Meireles

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.