Descrição de chapéu Livros

Kate Chopin escreve sobre liberdade feminina em coleção bilíngue

Busca pela liberdade pessoal permeia as histórias de três mulheres 'A História de Uma Hora'

Cristiane Martins
São Paulo

A busca pela liberdade pessoal e pela continuidade da vida ante as mais graves adversidades permeia as histórias de três mulheres no 24º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no domingo (16/9).

A edição apresenta “A História de Uma Hora” e outros dois contos da escritora americana Kate Chopin, que morreu em 1904 aos 54 anos. 

Ela vivenciou o trauma da guerra civil de seu país e, contrária à escravidão, compreendeu desde cedo a importância da liberdade dos escravos e das mulheres —estas, de amarras conservadoras.

A obra-prima da autora, o romance “O Despertar”, de 1899, descreve o drama da emancipação de uma mulher e chegou a ser banida de bibliotecas. A maior parte de suas narrativas têm protagonistas femininos que batiam de frente com imposições sociais.

A escritora Kate Chopin
A escritora Kate Chopin - Reprodução

“A História de Uma Hora”, de 1894, descreve as emoções conflitantes que Louise Mallard, uma jovem mulher com problemas cardíacos, enfrenta após a morte de seu marido em um desastre ferroviário. A alegria pela liberdade surge entre as lágrimas de luto.

A tema da discriminação racial aparece com força em “O Bebê de Désirée”, de 1893. Na história, o herdeiro Armand Aubigny rejeita sua esposa Desirée e filho do casal por medo de que ela, e por extensão o bebê, tenha raízes negras.

No terceiro conto, a personagem Ma’ame Pélagie —mulher de 50 anos que dá nome a essa história de 1893— vive agarrada ao passado na companhia de sua irmã mais nova, Pauline. O único objetivo delas é reconstruir a grande mansão paterna destruída pela guerra. Mas a chegada de La Petite, uma sobrinha que trará consigo tudo o que representa “mundo exterior”, abalará o equilíbrio entre elas.

Os contos de Katie Chopin são apresentados na Coleção Folha em versão bilíngue, permitindo a comparação do estudante de língua inglesa rapidamente entre o original e a tradução. O volume também dá acesso digital a versões da trama em PDF e em áudio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.