Descrição de chapéu Livros

Lourenço Mutarelli dá soco em Marcelo Mirisola em festival literário

Segundo Mutarelli, desavenças antigas entre os escritores teriam motivado o seu temperamento agressivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Paulo Martins
São Paulo

O último dia da Flima (Feira Literária Internacional da Mantiqueira), no domingo (16), terminou com uma discussão entre os escritores Lourenço Mutarelli e Marcelo Mirisola, que levou um soco de seu colega de profissão.

 
O escritor Lourenço Mutarelli, que deu um soco em Marcelo Mirisola na Feira Literária Internacional da Mantiqueira - Adriano Vizoni/Folhapress

Na mesa que encerrou o evento, em que cada escritor deveria ler trechos inéditos de suas próprias obras, Marcelo Mirisola começou seu discurso citando uma reportagem da Folha sobre o mais recente livro de Mutarelli, "O Filho Mais Velho de Deus". Segundo ele, suas palavras queriam mostrar elementos semelhantes entre sua obra e a de Mutarelli.

Foi então quando o escritor se levantou e atingiu Mirisola com um soco. "Eu não entendi esse descontrole do Lourenço. Conversamos antes do evento, nos cumprimentamos e parecia que tudo estava bem. Quando citei o livro dele, queria fazer uma espécie de homenagem, não denegrir sua imagem."

Procurado pela reportagem, Mutarelli afirma que sua atitude foi oriunda de um histórico de ofensas de Mirisola a ele e seus amigos nas redes sociais. "Esse cara é um dissimulado, um invejoso, um falso. Não sei o motivo pelo qual ele tocou no meu nome enquanto falava, mas eu só pedi a ele para parar de falar de mim. Ele não parou, e eu dei um soco nele", conta.

Para o escritor, seu destempero foi uma "bobagem". "Estou arrependido. Ele não vale nem o esforço do soco, nem a repercussão dessa atitude infantil."

O escritor Marcelo Mirisola, que disse não ter entendido o descontrole de Mutarelli - Zo Guimaraes/Folhapress

De acordo com o curador do evento, Vanderley Mendonça, Mirisola teria levado o soco de Mutarelli pelo fato de conservar muitos dissabores no mundo literário.

"Ele tem um comportamento que incomoda muitos outros escritores. Ficou até um pouco isolado durante a Flima. Apareceu mesmo no final do dia para sua mesa."

A Flima 2018 aconteceu em Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Na edição deste ano, participaram nomes como Milton Hatoum, Paulo Scott e Ronaldo Bressane. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.