Descrição de chapéu

Mais fresco e limpo, 'Álbum Branco' soa como se fosse gravação recente

Edição comemorativa de 50 anos trará quase sete horas de material novo ou retrabalhado dos Beatles

Daniel Buarque
Londres

A edição comemorativa de 50 anos do "Álbum Branco" vai trazer quase sete horas de material novo ou retrabalhado dos Beatles, segundo Giles Martin, que produziu o relançamento.

A Folha foi convidada a escutar pouco mais de uma hora dos novos remixes em julho. Em uma sala de controle do estúdio Abbey Road, em Londres, enquanto dezenas de turistas atravessavam a rua em frente para tirar fotos recriando a imagem da capa do disco dos Beatles que leva o nome da via, foi possível fazer a tal "viagem no tempo" que Martin propõe.

 

Canções clássicas da banda que esteve na ativa apenas de 1960 a 1970, como "Back in the U.S.S.R.", "Glass Onion", "Mother Nature's Son", "Martha My Dear", "Happiness is a Warm Gun" e "Dear Prudence", ganharam roupa nova.

Em cada uma delas, os instrumentos e voz estão mais nítidos e é possível perceber cada detalhe. O som parece mais novo, mais fresco e limpo, como se tivesse sido gravado recentemente.

Mesmo quem não é especialista consegue perceber claramente a diferença entre as versões novas e as originais. As músicas remixadas estão mais claras.

No novo mix, é mais fácil notar cada uma das partes que formam as canções, cada instrumento está mais evidente. Isso dá ao ouvinte a capacidade de captar melhor a habilidade musical extrema de cada um dos integrantes da banda e sua importância para o todo.

O material compilado também inclui conversas entre os Beatles antes e depois das gravações, além de interrupções, erros e versões alternativas das músicas, que passaram por mudanças antes da gravação final.

Além dos remixes das canções que faziam parte do disco original e dos "outtakes" (material gravado, mas não aproveitado na versão final do produto), a reedição do "Álbum Branco" inclui 27 gravações inéditas e acústicas dos Beatles em estúdio.

Chamados de "Esher Demos", são trechos e músicas que já tiveram versões de baixa qualidade divulgadas de forma independente, mas que agora são lançadas a partir das gravações originais. As canções surgem tocadas apenas em voz e violão, e a música é cantada quase como num sussurro.

"São gravações acústicas dos Beatles que eles mesmos gravaram nas casas deles e que soam belíssimas", diz Giles. Parte desse material havia sido usado antes em "Anthology", mas é a primeira vez que saem reunidas em um álbum.

"Além disso, encontramos mais fitas que George Harrison tinha na casa dele. O som é excelente, e estávamos procurando algo novo e diferente para esta edição de 50 anos", diz.

O lançamento comemorativo também traz canções como "Lady Madonna" e "Hey Jude", que não fazem parte do disco da capa branca, mas que foram gravadas no mesmo período e lançadas como singles no mesmo ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.