Marty Balin, fundador do Jefferson Airplane, morre aos 76 anos

A banda foi uma das que se apresentaram no Woodstock, em 1969

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

​ Marty Balin, fundador da banda Jefferson Airplane e voz dos maiores sucessos da banda, morreu na quinta-feira (27), segundo seu agente. A causa da morte do músico, que tinha 76 anos, ainda não foi confirmada.

O co-fundador do grupo Jefferson Airplane  na 58ª cerimônia de entrega do Grammy, em 2016, nos Estados Unidos
O co-fundador do grupo Jefferson Airplane na 58ª cerimônia de entrega do Grammy, em 2016, nos Estados Unidos - AFP

Susan Joy Balin, mulher do cantor, estava ao lado dele no momento da morte. O músico passou por uma cirurgia no coração em 2016 em Nova York e, mais tarde, processou o hospital por negligência. As redes sociais do Jefferson Airplane já foram atualizadas lamentando a morte de Marty.

"Perdemos uma verdadeira lenda. Marty Balin ajudou a dar início a uma revolução que ainda está viva hoje em dia. Sentiremos profundamente a sua falta", diz o texto.

​O Jefferson Airplane iniciou sua história em 1965, em São Francisco. A banda faz parte da fundação da cena musical psicodélica da cidade do norte da Califórnia --que seria uma das bases do Verão do Amor, em 1967.

Nascido Martyn Jerel Buchwald, Balin formou a banda com Paul Kantner, Jorma Kaukonen, Jack Casady, Skip Spence e Signe Anderson. O primeiro álbum, "Jefferson Airplane Takes Off", saiu em 1966. A banda foi uma das atrações do lendário festival de Woodstock, em 1969, fazendo uma apresentação histórica na ocasião.

"White Rabbit", "Somebody To Love" e "Volunteers" estão entre os maiores sucessos do grupo. Este último faz parte da trilha sonora do filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias" (1994), vencedor de seis Oscars.

O cantor deixou o Jefferson Airplane pela primeira vez em 1971 e acabou voltando a pedido de Paul Kantner em 1975, quando a banda já se apresentava como Jefferson Starship. Ele ficou até 1978 e foi responsável por hits como "Caroline", "Miracles", "With Your Love", "Count on Me" e "Runaway".

Depois de algumas turnês com Airplane e Starship, ele deixou as bandas de vez em 2008. Em 1981, Marty Balin lançou seu primeiro álbum solo, "Balin". Ele ainda lançaria outros sete álbuns. O músico entrou para o Hall da Fama do Rock em 1996, como um dos membros do Jefferson Airplane.

Marty Balin deixa a esposa, Susan e quatro filhas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.