Obra de arte criada a partir de algoritmos vai a leilão na Christie's, em Nova York

Processo criado por coletivo francês analisou 15 mil retratos produzidos entre os séculos 14 e 20 para criar nova tela

Quadro Edmond de Belamy, feito por algoritmo, que será leiloado na Christie's
Quadro “Portrait of Edmond Belamy”, feito por algoritmo, com a fórmula matemática aplicada (no canto inferior direito) - Divulgação
Danielle Brant
Nova York

O coletivo francês Obvious acaba de materializar o que poderia ser o enredo de um episódio da série nerd “The Big Bang Theory”: e se pesquisadores de inteligência artificial se reunissem para criar, por meio de algoritmos, obras de arte?

No caso dos três amigos —Pierre Fautrel, Hugo Caselles-Dupré e Gauthier Vernier, todos com 25 anos—, a trama terminaria com um dos trabalhos sendo leiloado na tradicional casa Christie’s entre os dias 23 e 25 de outubro.

O quadro em questão, “Portrait of Edmond Belamy”, faz parte da coleção batizada "La Famille Belamy" , conta o artista e empreendedor Pierre Fautrel.

Nele, aparece a imagem de um homem jovem em baixa definição. No canto inferior da tela, está a fórmula matemática aplicada para se chegar ao resultado.

O projeto começou a ser desenvolvido um ano atrás, após a descoberta do Generative Adversarial Networks, ou GANs, as redes contraditórias generativas, um algoritmo de aprendizagem de máquina que gera imagens.

“Ficamos surpresos com o que poderia fazer, e pensamos que poderia fazer parte de um trabalho criativo”, diz Fautrel, que conheceu o engenheiro Hugo Caselles-Dupré e o economista Gauthier Vernier na adolescência.

O primeiro trabalho produzido pelo trio foi vendido a um museu de Paris, o Art42, especializado em arte de rua. Antes de fechar negócio, eles testaram a recepção entre o público no Ebay.

O preço oferecido ficou próximo a € 10 mil, cerca de R$ 48 mil. Para o museu, a obra foi vendida por um valor próximo a esse, diz Fautrel, que não revela a cifra exata.

Para criar a obra que será leiloada na Christie’s, o algoritmo analisou 15 mil retratos produzidos entre os séculos 14 e 20, diz Fautrel.

“Dessas imagens, o algoritmo aprendeu as regras do retrato, que tem alguém olhando na tela, que há dois olhos, um nariz, uma boca”, diz. “Ele aplica essa verdade e cria um novo exemplar, com a ajuda do artista no processo de criação.”

O algoritmo tem duas partes —uma geradora e a outra que diferencia uma imagem feita por humanos de uma criada pelo gerador. O objetivo é "enganar" a parte discriminadora, para que ela pense que se trata de um retrato real.

Fautrel faz questão de deixar claro que o resultado matemático que gerou o retrato é parte do processo, mas a composição final não pode ser atribuída apenas a ele. O francês afirma que o objetivo maior é democratizar o uso de arte criada com ajuda da inteligência artificial

Ele reconhece que alguns ainda torcem o nariz para o projeto, enquanto outros se mostram verdadeiros entusiastas.

O leilão na Christie’s vai ajudar a medir a temperatura do mercado em relação ao futuro da inteligência artificial na arte.

“Não sabíamos o que esperar do mercado. As reações são polarizadas. Muitos dizem que não há arte por causa da inteligência artificial, outros dizem que é ótimo e que cria um cenário para a arte”, comenta.

“Temos outras reações, muitos amam, outros odeiam, mas ninguém está indiferente, o que é bom.”

Outra proposta do trio é abordar a aplicação da criatividade com a ajuda da inteligência artificial e contrastar com a natural. “Queremos fazer esse questionamento, e então faremos outra coleção”, diz.

O novo projeto deve envolver a criação de obras tridimensionais —”La Famille Belamy” foi 2D. Eles devem começar a se debruçar sobre o trabalho dois meses depois do leilão na Christie’s, que ocupa, no momento, toda a atenção dos jovens.

“Não achamos que isso ia acontecer. Estávamos fazendo isso para nos divertir, não para fazer dinheiro. Era um projeto de amigos em Paris”, afirma.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.