Descrição de chapéu Artes Cênicas

'Pequena Ladainha' debate a falência da linguagem no mundo das fake news

Peça fala de professor que é chamado a um conselho após acusação de conduta inaproprieda

André Hendges, (esq), Sarah Moreira, Dani Theller e Ana Junqueira em 'Pequena Ladainha' - Lenise Pinheiro/Follhapress
MLB
São Paulo

A questão é colocada logo de cara: "Temos um problema". Não que ao longo dos 60 minutos de peça o conflito seja de fato resolvido.

Tudo é um tanto complexo, a começar pelo título do espetáculo, "Pequena Ladainha Anti-Dramática para a Reunião de Emergência dos Catedráticos do Instituto Feitosa Bulhões, a Excelência do Ensino em Mais de Cinco Décadas de Funcionamento".

Trata-se do segundo trabalho da Cia. do Bife, uma sequência do estudo que levou à primeira montagem do grupo —de nome quase tão complicado—, "Pequena Ladainha Anti-Dramática para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes...".

O tom da pesquisa vem embutido nos títulos: a ideia da falência da linguagem, de como somos incapazes de fugir das repetições cotidianas e solucionarmos nossos problemas, afirma o diretor e dramaturgo Chico Carvalho.

Se na primeira montagem o ponto de partida era a fuga de um leão de circo pela cidade, o que desencadeava uma série de situações absurdas, a segunda ladainha parte de um fato mais concreto.

O professor Adalberto Prachedes é chamado a um conselho escolar após uma denúncia de comportamento inadequado. Ele teria, de acordo com uma aluna, tamborilado os dedos inadvertidamente pelas costas dela durante uma inspeção rotineira.

É um assunto que remete às recentes discussões sobre o assédio, mas o que está em jogo é o absurdo do discurso.

Na mesa do conselho, onde se passa toda a encenação, o professor é colocado contra a parede por três colegas, a diretora do instituto, a secretária pedagógica e uma auxiliar para assuntos administrativos. Em vez de se defender, quando Prachedes toma a palavra, ele prefere fofocar algo sobre a vizinha de porta.

Algo como as polêmicas em redes sociais, que muitas vezes levam a discussões raivosas, rasas e infundadas.

"A gente é fruto desse tempo em que todo mundo é refém de boatos, quer condenar alguém, ou tem a pressa de querer tornar alguém mártir. Vivemos num momento de vigilância, de fake news, em que a gente não sabe quem tem a razão", afirma Carvalho.

Não à toa, permeiam o espetáculo referências a escritores que dialogam com o absurdo da burocracia, como Franz Kafka, Samuel Beckett e Thomas Bernhard.

O tom artificial resvala também na linguagem de "Pequena Ladainha", toda ela sincopada. A dramaturgia é estruturada em blocos de textos curtos —como tuítes—, nos quais cada ator tem uma fala.

Por vezes fala-se muito rápido, noutras há pausas longíssimas em que nada acontece. Como nos tempos de hoje, em que convivem discursos virulentos, de debates extremamente polarizados, e um estado de apatia social.

Pequena Ladainha Anti-Dramática para a Reunião de Emergência dos Catedráticos do Instituto Feitosa Bulhões, a Excelência do Ensino em Mais de Cinco Décadas de Funcionamento

  • Quando Qui. a sáb., às 21h30, dom. e feriados, às 18h30. Estreia em 13/9. Até 6/10
  • Onde Sesc Pompeia - espaço cênico, r. Clélia, 93
  • Preço R$ 6 a R$ 20
  • Classificação 16 anos
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.