Projeto 'Canções Velhas para Embrulhar Peixes' faz dez anos com novo disco

Peri Pane assume a dupla com o poeta arrudA e faz show neste domingo (16), no Itaú Cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Da esquerda para a direita:  Marcelo Dworecki, Peri Pane, arrudA, Otávio Ortega e Daniel Xingu
Marcelo Dworecki, Peri Pane, arrudA, Otávio Ortega e Daniel Xingu (da esq. para dir.) - Gabriel Marcondes Egestos/Divulgação
São Paulo

Peri Pane é metódico. Isso fica claro no terceiro álbum do cantor e compositor, "Canções Velhas para Embrulhar Peixes - Volume 3".

É uma evolução gradual dos dois primeiros da série, lançados em 2012 e 2015, com os mesmos músicos e arranjos elegantes para letras sofisticadas. Mas agora ele assume a dupla com o poeta arrudA, numa parceria que completa dez anos com o show deste domingo (16), no Itaú Cultural.

"Desde o começo eu estou com arrudA. Começamos em 2008, era um show de música e poesia", conta Peri Pane. Depois, Marcelo Dworacki, da banda Bixiga 70, passou a tocar violão com eles. O próximo a entrar foi Otávio Ortega, no piano e no acordeom antes do primeiro disco. Agora, no novo álbum e no show, o baixista Daniel Xingu completa o time.

"No começo era difícil saber como assinar esse projeto. Na capa estava escrito 'Canções Velhas para Embrulhar Peixes', pensávamos se isso era o nome de uma banda. Os dois discos acabaram saindo com meu nome, mas é uma parceira com o arrudA, ele está presente na concepção artística e nos shows, fazendo intervenções poéticas."

A dupla brinca que faz sempre o mesmo disco. "Sem mudanças radicais. Nada de chamar um baterista ou algo assim", conta Peri Pane.

As tiragens dos três álbuns têm capas semelhantes, feitas uma a uma pelo artista plástico Rafael Gentile, com papelão reutilizado. Mas a principal identidade vem do repertório de canções trovadorescas.

Há uma economia de instrumentação, totalmente acústica. "Tentamos valorizar o silêncio, as pausas. Para aparecer a poesia da letra, existe esse cuidado de colocar o mínimo de instrumentos. Como se a canção fosse alguém que a gente tivesse de vestir, uma pessoa que está nua e precisa de um mínimo de roupa para poder sair na rua", brinca o músico.

Neste "Volume 3", produzido por Dworecki e Ivam Gomes, os instrumentos estão a serviço da canção, para sustentá-la. Em faixas como "O Sono dos Peixes" ou "Andaluz", há uma complexidade construída com poucos acordes.

A voz de Peri Pane aparece bem mais possante do que antes. Ele credita isso a dicas preciosas de Lucina, que cantou no disco a canção "E Faz Dançar as Marés" e estará presente no show em São Paulo. Em "Canto de Árvore", ótimo álbum de Lucina lançado no ano passado, Peri, Dworecki e Ortega formaram sua banda de apoio.

Canções Velhas Para Embrulhar Peixes - Volume 3

Artistas: Peri Pane & arrudA. Gravadora: independente. Lançamento: domingo (16), às 19h, no Itaú Cultural, av. Paulista, 149; grátis, com ingressos distribuídos uma hora antes do show

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.