O artista plástico chinês Ai Weiwei, que participa do Fronteiras do Pensamento nesta quarta-feira (10), em São Paulo, defendeu em seu perfil no Instagram a chef brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, que se manifestou contra a candidatura do deputado Jair Bolsonaro, do PSL, à Presidência da República no último final de semana.
O artista, conhecido por desafiar o regime comunista da China com seu trabalho, repostou ontem a foto da chef brasileira em seu perfil com a frase do movimento #EleNão, que ganhou força entre celebridades contrárias a Bolsonaro.
No sábado, quando Helena Rizzo aderiu ao movimento de oposição ao capitão reformado, imediatamente recebeu diversos xingamentos de seus seguidores, que afirmavam, entre outras coisas, “que ela não se importava com o Brasil e que não iam mais frequentar seu restaurante".
Na foto, a chef e sua equipe aparecem fazendo um gesto obsceno, com a hashtag escrita no antebraço.
Os seguidores de Ai Weiwei imediatamente se manifestaram favoráveis ao posicionamento do artista, com comentários do tipo "você conhece bem o regime comunista chinês, então não apoiaria um ditador fascista concorrendo a presidente do Brasil".
Alguns outros também se manifestaram contra o artista dizendo que " a faxina política não será feita por um chinês safado, e sim pelo Bolsonaro".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.