Cirque du Soleil produz série com peripécias de atores em escola circense

Com um quê de 'Harry Potter', 'Big Top Academy' estreia nesta segunda no canal Discovery Kids

Imagens da série do Cirque du Soleil na televisão
Imagens da série do Cirque du Soleil na televisão - Philippe Bosse
Tony Goes
Montreal

Fundado em 1984 por dois artistas de rua em Montreal, no Canadá, o Cirque du Soleil já é o maior produtor de espetáculos ao vivo do mundo. Com a aquisição de outras empresas e a produção de conteúdo para diversas mídias, o Groupe Cirque du Soleil está em vias de se tornar um grande conglomerado do entretenimento, à imagem de gigantes como a Disney ou a Nickelodeon.

“Big Top Academy”, que estreia nesta segunda (15) no canal pago Discovery Kids, é a primeira série com atores coproduzida pelo Cirque du Soleil. Antes disso, o grupo realizou “Luna Petúnia”, uma série em animação que já tem cinco temporadas disponíveis na Netflix.

O novo programa é o resultado de uma parceria com a Apartment 11, uma produtora também baseada em Montreal. Jonathan Finkelstein, fundador e presidente da empresa, conta que chegou à ideia de uma série ambientada em uma escola de circo a pedido do Discovery Kids, que queria um programa que incentivasse as crianças a fazer exercícios.

Curiosamente, o Cirque du Soleil não estava envolvido desde o começo, apesar de ter sua sede na mesma cidade. Um piloto chegou a ser gravado, inclusive com cenas em São Paulo —o conceito original estava mais para um reality show, com crianças treinando para serem artistas circenses.

A entrada do Cirque du Soleil no projeto facilitou seu financiamento, emprestando-lhe uma marca de renome. No entanto, a marca só aparece nos créditos; jamais é citada diante das câmeras. A “Big Top Academy” do título é uma escola fictícia de circo, para onde afluem jovens do mundo inteiro.

“Não poderíamos ter um vilão se fosse a escolinha do Cirque du Soleil”, conta a brasileira Carina Schulze, “showrunner” do programa. Convidada pelo Discovery Kids a dar uma cara “mais latina” ao projeto, Carina deixou no Rio de Janeiro a Chatrone, sua empresa de produção, e passou quase um ano em Montreal trabalhando em “Big Top Academy”.

A trama da série tem um quê da franquia “Harry Potter”. O protagonista Nicholas (Drew Davis) se inscreve na escola à revelia da mãe, depois que seu pai, um famoso artista de circo, desaparece durante uma performance, deixando um mistério atrás de si. Na academia ele faz muitos amigos, mas também um rival: Maxwell (Cameron Davis), filho de um diretor que também era rival de seu pai.

“Big Top Academy” estreia com 52 episódios gravados, o equivalente a quatro temporadas normais. É uma grande aposta do Cirque du Soleil, que também vem se expandindo para outras áreas. Só neste ano, o grupo lançou o Creactive, uma rede de parques de diversões indoor e comprou a produtora americana VStar, especializada em espetáculos ao vivo. No ano passado, o Blue Man Group —que já esteve algumas vezes no Brasil, onde fez até campanhas publicitárias— também passou a fazer parte do conglomerado.

O jornalista viajou a convite do Discovery Kids

Big Top Academy

  • Quando Estreia nesta segunda (15), às 16h30 e 22h30.
  • Onde Discovery Kids
  • Classificação Livre

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.