Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha bilíngue traz literatura de Elizabeth Gaskell

O 28º volume da coleção chega às bancas no domingo (14)

O escritor inglês Charles Dickens, mentor de Elizabeth Gaskell - Reprodução
Cristiane Martins
São Paulo

A escritora britânica Elizabeth Gaskell desafiava convenções em meio à primeira revolução industrial ao colocar a mulher no centro de suas histórias repletas de obstáculos à emancipação feminina.

Alice Openshaw, uma de suas principais personagens, é apresentada em edição bilíngue ao leitor no 28º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no próximo domingo (14/10).

Em “O Casamento de Manchester”, o casal Openshaw transfere sua residência de Manchester para Londres a fim de ampliar os negócios. Alice tinha dois filhos: uma garota de 11 anos, fruto do relacionamento com seu primeiro marido, e Edwin, do casamento com o sr. Openshaw.

O oficial da Marinha Frank Wilson, pai da sua primeira filha e seu primo, desaparece no mar. Alice fica então sozinha, grávida e sem dinheiro. Para piorar a situação, sua filha nasce com uma grave malformação. A garota, anos depois, vai encontrar revelações do passado de sua mãe.

Gaskell morreu em 1865, aos 55 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Marcaram as suas obras os conteúdos políticos e econômicos, como conflitos sociais, expansão industrial, trabalhadores empobrecidos e uma arrogância burguesa. Criticava as convenções sociais conservadoras que atingiam o papel da mulher à época —entre seus livros mais conhecidos, estão “Norte e Sul” e “Mary Barton”, romance que foi primeiro publicado anonimamente.

Ela era próxima de dois grandes nomes da literatura. Charles Dickens atuava como um mentor, encorajando-a a escrever sobre temas controversos, mas havia embates porque ele também queria controlar a escrita de sua pupila. Ela era, ainda, amiga da escritora Charlotte Brontë, de “Jane Eyre”, sobre quem escreveu.  

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.