Descrição de chapéu Moda

Com seda brasileira, gravata Hermès esconde segredos

Linha que sai do interior da peça comprova autenticidade e é marca registrada da etiqueta

Pedro Diniz
Lyon (França)

Acessório vinculado ao universo do poder, a gravata resiste em meio ao limpa que os homens promoveram no guarda-roupa de trabalho, menos formal e mais aberto a cores e formas.

É em Lyon, no sul da França, onde são produzidas algumas das gravatas mais exclusivas e artesanais do mundo, as da grife francesa Hermès.

O processo de confecção começa no Brasil, de onde parte o fio de seda usado nas peças e nos carrés (lenços) da marca. Considerado o melhor produtor dessa matéria-prima no mundo, o estado do Paraná concentra as fazendas do bicho-da-seda.

Quando chegam a Lyon, a 392 km de Paris, os fios viram tecido plano que segue para máquinas onde, a partir de um desenho feito à mão pelos artesãos do ateliê, tem a modelagem gravada a laser.

Todo o processo é supervisionado por especialistas que acompanham a dosagem certa de tinta nessas máquinas, uma das poucas partes em que a mão do homem não atua diretamente na peça.

Após modelada e cortada, a base parte diretamente para uma sala silenciosa, onde costureiras a alinhavam.

Aqui reside um dos segredos da durabilidade dessas peças. Como as linhas dançam nas mãos de uma única pessoa para cada produto, o controle de qualidade é maior.

A costura é desfeita se houver um centímetro fora do lugar e cada peça tem as iniciais da artesã gravada por dentro —controle que também é aplicado na produção dos lenços de seda.

Para reconhecer uma autêntica gravata Hermès, o comprador tem de olhar o seu avesso e puxar uma linha que sai do interior. Se a peça se dobrar com o movimento, é porque é verdadeira. É uma marca registrada da etiqueta que, seus artesãos dizem, foi copiada pela concorrência. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.