Compradora de pintura de Banksy que se autodestruiu ficará com o quadro

Após ser picotada, obra foi renomeada como 'Love is In The Bin' (O Amor Está no Lixo)

São Paulo

A compradora anônima do quadro “Girl with Balloon”, de Banksy, planeja ficar com o quadro, segundo o jornal The Guardian.

Obra de Banksy se autodestrói logo após ser vendida por 1 milhão de libras
Obra de Banksy se autodestrói logo após ser vendida por 1 milhão de libras - Reprodução/Instagram

Leiloada na casa Sotheby’s, em Londres, a obra deslizou por um triturador de papel escondido na parte inferior da moldura assim que o martelo foi batido.

A obra foi renomeada como "Love is In The Bin" (o amor está no lixo).

“Banksy não destruiu uma obra de arte no leilão, ele criou uma”, disse o diretor da Sotheby’s, Alex Branczik, em comunicado.

“Após sua intervenção surpresa, temos o prazer de confimar a compra da obra recém-intitulada 'Love Is In The Bin', a primeira obra de arte na história a ser criada ao vivo, durante um leilão."

O quadro foi leiloado por US$ 1,37 milhão (cerca de R$ 5,17 milhões). O que se sabe da compradora é que se trata de uma mulher europeia.

“Quando o martelo bateu e o trabalho foi picotado, de início eu fiquei chocada, mas gradualmente comecei a perceber que teria em mãos um pedaço da história da arte", disse a compradora ao Guardian.

De acordo com especialistas, o valor da obra pode até dobrar após ter sido picotado.

"Pode-se dizer que a obra vale mais agora", disse Branczik.

"O irônico disso é que a intenção [a 'destruição' da obra] foi de criticar a arte e o mercado da arte, mas eu creio que irá dobrar o valor da obra", disse Leon Benrimon, diretor de arte moderna e contemporânea na casa de leilões Heritage, à revista Money.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.