Descrição de chapéu Livros

Conto que deu fama ao escritor e poeta Bret Harte está na coleção bilíngue

Penúltimo volume da coleção chega às bancas no domingo (21)

CRISTIANE MARTINS DA SILVA
São Paulo

Francis Bret Harte, mesmo sem educação de qualidade, se interessou cedo pela escrita. O autor tema do penúltimo volume da Coleção Folha Inglês Clássicos da Literatura escreveu os primeiros versos aos 11, sob chacota dos parentes. 

Anos depois, mudou-se para o campo, onde atuou no setor de mineração e se aproximou de indígenas e mexicanos, ligação que lhe renderia críticas de brancos conservadores.

Passou por periódicos, com paródias de Charles Dickens e outros, e ganhou fama em 1868, com “A Sorte de Roaring Camp”, conto presente na Coleção Folha, que chega às bancas neste domingo (21), ambientado em um acampamento de pessoas em busca de ouro.

 

Cherokee Sal, a única mulher do local, morre ao dar à luz um menino, de paternidade desconhecida. O grupo de homens decide criá-lo, e a presença da criança passa a transformar o acampamento. No início, há menos brigas, bebedeiras, e vem a sorte. Mas o azar parece à espreita.

A outra obra no volume da Coleção Folha se passa no mesmo cenário, mas o estudo dos personagens atravessa o tema da amizade. Em “O Sócio de Tennessee”, ambientado em um vilarejo de fronteira, a relação desequilibrada entre dois homens que tem uma sociedade. Um é fanfarrão; o outro, trabalhador.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.