Jogo traz Bolsonaro exterminando feministas, sem-teto, gays e negros

Novidade provoca discussão sobre quem são os criadores, se favoráveis ou contrários ao presidenciável

João Paulo Martins
São Paulo

O jogo Bolsomito 2K18, no qual o candidato do PSL aparece como protagonista em uma luta contra feministas, sem-teto, gays, negros e petistas, tem provocado discussões online.

Além do teor violento do jogo, discute-se quem são seus criadores —se favoráveis ou contrários ao presidenciável. 

Disponível na plataforma Steam desde 5 de outubro, o game foi desenvolvido pela BS Studios. Procurada na manhã desta terça (9), a empresa não se manifestou.

À tarde, um usuário do Twitter atribuiu a autoria do jogo a uma empresa brasiliense, de razão social BS Jogos Eletrônicos ​Ltda, cujos sócios seriam contrários ao candidato do PSL. 

No Facebook, a empresa negou ser autora do jogo Bolsomito 2K18 e disse se tratar de uma coincidência.

“A coincidência do BS no nome existe, mas apenas isso”, afirmaram. Os tuítes que acusavam a empresa foram apagados em seguida.

O objetivo principal de Bolsomito 2K18 é fazer com que o personagem, o capitão reformado Jair Bolsonaro, passe as fases agredindo inimigos usando as mãos ou um taco de beisebol —liberado na etapa final do jogo.

Bolsonaro agride inimigos em 'Bolsomito 2k18'
Bolsonaro agride inimigos em 'Bolsomito 2k18' - Reprodução

Entre socos e pontapés, Bolsonaro derrota rapidamente seus oponentes, que logo se transformam em cocô e somam pontos para o jogador.

O game é de ação no estilo "beat 'em up" , em 2D, no qual o personagem principal atravessa as fases de acordo com a pontuação que atinge, derrotando os inimigos, com um chefão a aniquilar ao final de cada fase.

Os personagens possuem referências variadas, podendo ser amigos ou inimigos do deputado.

Seu guru no jogo, por exemplo, é o personagem Professor Oráculo de Carvalho, em alusão ao ideólogo e polemista Olavo de Carvalho. Bolsonaro também é amigo de Sargento Fagur e de Alexandre Frete.

Sargento Fahur e Alexandre Frota, as fontes de inspiração, foram eleitos deputados federais pelos seus estados, Paraná e São Paulo, respectivamente, no último final de semana. 

O jogo também reproduz o confronto do candidato com a deputada Maria do Rosário, representada como Maria dos Presidiários.

Em 2014, a deputada petista moveu uma ação judicial contra Bolsonaro o acusando de estupro após ele afirmar que não a estupraria "porque ela não merece".

A ex-presidente Dilma Rousseff também é uma das inimigas do capitão reformado e aparece no game como Dilmanta.

Enquanto agride seus inimigos, Bolsonaro também diz frases de efeito para resolver os problemas do Brasil. Em um encontro com um sem-teto, afirma: "Estes vagabundos estão tomando conta do país. Temos que limpar a política".

Ele também diz frases em apoio à legalização das armas, como "o cidadão de bem tem direito de se defender, e não vai fazer isso com flores ou soltando pombinhas em Copacabana".

Para vencer o game, o jogador tem de passar pelo último oponente de Bolsonaro, o deputado eleito pelo PSOL Jean Wyllys, satirizado no jogo como Cuspidor Willy.

O nome alude ao fato de Wyllys ter cuspido em Bolsonaro durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Bolsomito 2K18, que custa R$ 8,91 no site da Steam, tem 80% de aprovação entre os usuários.

Até a publicação deste texto, a assessoria do presidenciável do PSL não havia se pronunciado sobre o jogo. 

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro recebeu uma denúncia sobre o jogo “Bolsomito 2k18”, que será encaminhada para a área criminal, para investigação de possível crime de incitação ao ódio e racismo.

Procurado, o MPF/RJ não revelou de onde partiu a denúncia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.