Obra de Banksy se autodestrói logo após ser vendida por 1 milhão de libras, em Londres

Essa pode ter sido uma das maiores pegadinhas do artista misterioso, diz jornal britânico The Guardian

São Paulo | AFP

Um quadro do misterioso artista britânico Banksy foi leiloado na sexta-feira (5) à noite pela Sotheby's House, em Londres, por mais de £ 1 milhão, cerca de R$ 5 milhões. Logo depois,  a obra se autodestruiu.

O martelo acabara de ser batido para encerrar o leilão quando a reprodução em tinta acrílica e spray de uma das imagens mais famosas do artista, "Balloon Girl", começou a deslizar por um triturador de papel escondido e foi parcialmente rasgada.

A pintura de Banksy's 'Girl with Red Balloon' na sessão da Sotheby's
A pintura de Banksy's 'Balloon Girl' na sessão da Sotheby's - REUTERS

"Pode-se dizer que acabam de nos 'banksear'", afirmou Alex Branczik, gerente da casa de leilões, em comunicado. Segundo o jornal britânico The Guardian, esta pode ter sido uma das maiores pegadinhas já feitas pelo artista. 

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver a reação do público, entre a estupefação e o divertimento, imortalizando o momento com suas câmeras enquanto dois funcionários da casa de leilões se aproximavam para retirar o trabalho.

Obra 'Girl and Balloon' de  2009,  durante uma venda em Londres
Versão de 'Balloon Girl' em 2009, durante uma venda em Londres - Reuters

No Instagram, o artista mostrou a reação do público, que ficou espantado ao ver a obra sendo triturada. 

"Certamente, esta é a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de arte se autotritura automaticamente após o martelo", informou a casa de leilões.

Banksy, artista e grafiteiro de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, é conhecido por sua arte urbana irônica e engajada, embora sempre tenha mantido sua identidade sob estrito sigilo. Algumas de suas criações foram leiloadas por somas vertiginosas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.