Confira cinco pontas de destaque que Stan Lee fez em filmes

Quadrinista apareceu nos nos 20 filmes da Marvel Studios desde 2008 e em outros tantos

São Paulo

O quadrinista Stan Lee, morto nesta segunda-feira (12), fez aparições em todos os 20 filmes da —​Marvel Studios lançados até hoje.

Não só. Mesmo nos filmes do universo Marvel que não são do estúdio, como os Homem Aranha da Sony e os X-Men, Wolverine e Deadpool da Fox.

Todas foram breves e superam por pouco a figuração, mas enquanto algumas tiveram alguma relevância na história —​como o empurrãozinho moral a Peter Parker em "Homem Aranha 3"— outras têm até um significado que transcendem o filme.

Confira abaixo cinco das mais representativas aparições no cinema do mais célebre criador de super-heróis. ​

"Homem de Ferro 1 e 2" (2008 e 2010)
A ponta de ​Stan Lee nos dois primeiros filmes da franquia consiste em ser confundido pelo bilionário Tony Stark, o protagonista, com outros célebres anciões, Hugh Hefner, o criador da Playboy que vivia acompanhado de mulheres décadas mais jovens, e o apresentador de televisão Larry King.

"Capitão América: Guerra Civil" (2016)
O “troco” de ​Lee com Stark ocorre no final do filme, quando o quadrinista representa um entregador de correspondência que procura por um certo Tony “Stank” —​algo como "Tony fedia", para a diversão do colega James Rhodes.

Homem Aranha 3 (2007)
Na franquia do Homem Aranha dirigida por Sam Raimi, Lee aparece como uma pessoa de caráter nobre. Após fazer um herói anônimo nos dois primeiros longas, salvando inocentes de detritos, no terceiro seu papel é mais significativo. Lee passa mensagem simbólica ao protagonista, então questionando o seu papel como super-herói. Ao ver um letreiro que dá a notícia de que o Homem-Aranha seria condecorado, Peter Parker ouve do senhor que por ali passava: “Acho que uma pessoa pode sim fazer a diferença”. A frase ressoa no legado cultural do criador de super-heróis.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Durante uma espécie de ricochete espacial, os personagens são lançados por um portal ao céu de um planeta ermo, para já serem absorvidos novamente. No solo, o quadrinista contava aos Vigias —raça alienígena de observadores do universo— de quando foi entregador da FedEx, menção ao papel em “Guerra Civil”. A frase tem duas interpretações pelos fãs e críticos. Uma é a de que ele é, como os Vigias, uma entidade que acompanha todos os acontecimentos, fazendo interferências apenas pontuais, como a em Homem-Aranha 3. A outra é a de que ele, afinal, está acima do universo que criou. 

X-Men: Apocalipse
Quando todo o arsenal nuclear da Terra é lançado para a estratosfera pelo vilão Apocalipse para desarmar a humanidade, Lee e a mulher, Joan, aparecem como um aterrorizado casal de humanos. Joan morreu em 2017, após 70 anos de casamento.​​​

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.