Festival da Sanfona começa menor e mais voltado para o instrumento, em Juazeiro

Na programação, oficinas de sanfona, 'jam sanfona sessions', workshops e shows com instrumentistas consagrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como um fole, a quinta edição do Festival Internacional da Sanfona, que começa hoje (14) e termina sábado (17), em Juazeiro, na Bahia, desdobra-se em vários eventos gratuitos para trazer à luz a importância e a beleza desse instrumento. 

Na programação, uma exposição temática, oficinas de sanfona, “jam sanfona sessions”, workshops internacionais e nacionais, além de shows com instrumentistas consagrados mundialmente.

Entre os artistas nacionais estão vários craques como Daniel Itabaiana (BA), Chico Chagas (AC), Maryanne Francescon (PR), Edglei Miguel (PE), Mestrinho (SE) e Targino Gondim (BA), além do grupo Quinteto Sanfônico do Brasil (BA). Entre as atrações internacionais, Simone Zanchini (Itália), o homem que tem transformado o som do instrumento, e Jason O’Rourke (Irlanda do Norte), que toca concertina (pequena sanfona) no estilo da música tradicional de Belfast, onde mora.

O intuito do festival é levar ao público, de maneira diversificada, o som das sanfonas de diferentes regiões brasileiras e do mundo, além de fornecer uma programação formativa que se propõe a educar, discutir e mostrar o que há de novo, além de fomentar o universo da sanfona.

Com verba reduzida a menos de R$ 300 mil —outras edições tiveram mais que o dobro do valor—, o festival sofreu modificações. Entre elas, a eliminação do show de encerramento, que acontecia na Orla Nova de Juazeiro, na beira do rio São Francisco, com artistas populares da MPB, como Elba Ramalho e Fagner

“A dificuldade de captar recursos fez com que realizássemos essa edição como na Europa e nos Estados Unidos, que focam mais o instrumento. Em vez de reunirmos cerca de 30 mil pessoas, esperamos 10 mil”, diz o diretor do festival, o flautista e compositor baiano Celso de Carvalho, 52. Sem patrocínio via Rouanet, o projeto vingou somente com recurso do edital do Fundo de Cultura da Bahia. 

Veja programação completa em festivaldasanfona.com.br.

 

5º Festival Internacional da Sanfona
Centro Cultural João Gilberto, r. José Petitinga, s/n, Santo Antonio, Juazeiro, Bahia, tel.(74) 3611-4322. De 14 a 17 de novembro. Grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.