Descrição de chapéu Televisão

Globo inclui nomes de ex-alunos de Aguinaldo Silva em créditos de novela

Autoria de 'O Sétimo Guardião', que estreou nesta segunda, é disputada na Justiça

Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa em cena da nova novela das nove, 'O Sétimo Guardião'

Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa em cena da nova novela das nove, 'O Sétimo Guardião' Globo/ Divulgação

Guilherme Genestreti
São Paulo

Nova novela das nove da Globo, "O Sétimo Guardião" foi ao ar na noite desta segunda (12) exibindo nos créditos finais os nomes dos 26 alunos que participaram de um curso ministrado por Aguinaldo Silva em 2015. 

A autoria do folhetim é disputada na Justiça.

"Vamos ver se isso foi só no primeiro capítulo ou se vai acontecer nos próximos", diz Silvio Cerceau, um dos estudantes que tiveram aulas com Aguinaldo e que reivindica que sua participação na elaboração da trama seja creditada. Ele também pede 1/27 do valor do que chama de venda da novela à Globo. 

Cerceau afirma ter sido o responsável pelo argumento da novela e acusa o teledramaturgo de ter usado ideias dadas pelos estudantes durante as aulas sem lhes dar o devido crédito.

Já Aguinaldo afirma que a participação dos alunos na elaboração de cenas “foi ínfima”, que os “pequeninos textos” foram reformulados pelo autor e que, mesmo se não tivesse sido o caso, todos os estudantes assinaram um termo de cessão de direitos autorais.

Fora dos autos do processo, seis outros alunos escreveram uma carta aberta também reivindicando coautoria na elaboração da trama.

Eles dizem que ajudaram a compor os elementos que constam da versão final do texto, como a existência de um gato que se comunica com as pessoas, os guardiões, a vilã dona de fábrica de cosméticos, o mocinho filho da vilã, e a mocinha sensitiva.

"Se os nomes não voltarem a aparecer, vamos reclamar na Justiça", diz Cerceau. "As pessoas só vão acreditar na nossa participação quando os nomes estiverem lá."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.