Guerra cultural é tema de debate em comemoração dos 60 anos da Ilustrada

Evento é o segundo de uma série de debates sobre temas relacionados à cultura organizados pela Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realiza na quarta-feira (21), às 19h, um debate sobre o tema “Guerra cultural: políticas de identidade x moralidade na arte”, o segundo de uma série em comemoração aos 60 anos do caderno Ilustrada.

Em uma sociedade ideologicamente dividida, a arte se tornou um campo de batalha que opõe reivindicações identitárias e de gênero a reclamações sobre imoralidade e perversão em determinados produtos culturais.

Nos últimos anos, episódios como o cancelamento da mostra Queermuseum em Porto Alegre e a repercussão de um vídeo em que uma criança interage com um artista nu no MAM (Museu de Arte Moderna) levaram essas questões para o centro da atenção pública.

O debate pretende abordar esse panorama contemporâneo, assim como os impasses ligados à atividade artística.

O evento contará com a participação de Gabriela Loran, atriz trans da novela “Malhação” (TV Globo), dos diretores de cinema Luiz Bolognesi (“Bicho de sete cabeças”, “Elis”) e Josias Teófilo ("O Jardim das Aflições", sobre Olavo de Carvalho) e do ator Carlos Vereza, conhecido por seus papéis em “Memórias do Cárcere” e na novela “Rei do Gado”. A mediação será feita pelo repórter especial da Folha Ivan Finotti.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.