Hélio de la Peña faz piadas sobre ser negro em ambiente de brancos

Em apresentação única com o músico Mu Chebabi, comediante leva atualidades e fake news a palco paulistano

Ivan Finotti
São Paulo

A coisa tá afrodescendente para Hélio de la Peña. Desde que acabou o "Casseta & Planeta", o "negão metido" da turma —como gosta de se apresentar— tem de se virar como pode para bancar o leitinho das crianças, apesar de seus três filhos já terem desmamado há muito (têm 26, 16 e 14 anos).

O trampo da vez é "Crise no Show Bizzi", em dupla com Mu Chebabi, show que estreia em São Paulo neste sábado (17) com uma apresentação única dentro do 2º Festival de Humor do Teatro Morumbi Shopping, que vai até dia 25.

Uma das consequências da tal crise, conta De la Peña, é que "o teatro fica lotado, mas, quando vai checar a bilheteria, era tudo convidado VIP". O artista promete piadas para todos os gostos. Sobre atualidades, fake news e, principalmente, sobre ser negro em ambiente de branco.

O parceiro Mu Chebabi trabalha com ele há 30 anos, desde o show que resultou no disco "Preto com um Buraco no Meio" (1989). Chebabi é o responsável pelas canções e divide cantorias com De la Peña. "Também falo as minhas graças", diz o músico.

Já De la Peña não se mete com nenhum instrumento. "Até quando bato palma sou fora de ritmo. Já cantando, não que eu seja um canário, mas me defendo." Algumas músicas serão resgatadas da carreira do grupo; outras são inéditas.

O momento político não escapa das brincadeiras da dupla. "É claro que, na medida em que o Bolsonaro assume a Presidência, ele fica mais na berlinda. Mas a intenção não é defender pontos de vista", avisa De la Peña. "Buscamos bater dos dois lados."

"Hoje existe um problema de interpretação de texto. Nós, de outra geração, temos que nos adaptar a isso. Somos menos irresponsáveis que no passado, pensamos mais antes de falar. Está tudo bem. A missão é fazer as pessoas rirem", diz Chebabi.

Stand up "Crise no show bizzi", com Hélio de la Peña (dir.)
Mu Chebabi e Hélio de la Peña (dir.) no stand-up 'Crise no Show Bizzi' - Divulgação

A dupla aproveita para fazer merchan: o primeiro chama a atenção para o canal do "Casseta & Planeta" no YouTube, atualizado com vídeos inéditos dia sim, dia não. O segundo informa que lança na virada do ano o EP "Música Vira-Lata Brasileira".

Sobre a crise no show business, não há dúvida que ela é grave. Mas, para deixar claro, o espetáculo da dupla não é bancado pela Lei Rouanet.

Crise no Show Bizzi
Sábado (17), às 21h, no Teatro Morumbi Shopping, av. Roque Petroni Júnior, 1.089. Ingr.: R$ 60 na bilheteria e em ingressorapido.com.br. 16 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.