Descrição de chapéu

Ana Cañas é ousada e repetitiva ao mesmo tempo em CD conceitual

Minimalismo é um trunfo de 'Todxs', quinto álbum da cantora

Todxs

  • Onde Disponível nas plataformas de streaming
  • Artista Ana Cañas
  • Selo Guela Records

Para quem gosta de extremos, a carreira de Ana Cañas se presta a dois. Pode ser o retrato de uma cantora corajosa, que jamais lança um trabalho parecido com o anterior. Mas também pode refletir uma artista instável, que atira para lados demais.

O quinto CD indica que os extremos não são, necessariamente, excludentes. Cañas pode ser ousada e repetitiva ao mesmo tempo.

Já no título, o antimachista "Todxs", ela mostra que mulheres poderosas são personagens das canções.

Na primeira faixa, "Declaro My Love" (parceria com Arnaldo Antunes, Taciana Barros e Lúcio Maia), ela mostra as armas. Na letra está aquela que não acredita em príncipes e princesas: "não tenho fada madrinha nem sou Cinderela". Na sonoridade, blues e soul marcados pelo beat eletrônico.

É uma abertura que impressiona, pelas próprias qualidades e por comprovar que Cañas já está em outro lugar.

Nos três momentos seguintes ("Eu Dou", "Todxs", "Lambe-Lambe") e ao longo do repertório, a temperatura sobe, no vocabulário explícito e na afirmação da mulher como dona de seus desejos. O prazer no sexo é também ação política.

É um álbum conceitual e, portanto, faz sentido que os temas se repitam. Mas a força dos propósitos nem sempre tem equivalência poética. A fragilidade de versos como os de "Dói" e "Tão Sua" é disfarçada pelo tratamento vocal e sonoro das faixas.

 

Melhor dizendo: ela interpreta todas as faixas com voz blueseira, evocando Janis Joplin e afins, com arranjos que são marcados pelo beat, em torno do qual instrumentos atuam com discrição. Esse minimalismo é um trunfo do CD.

O formato escolhido faz parecer que estamos num espaço pequeno, ouvindo interpretações "de verdade", sem a frieza do estúdio. As eventuais fraquezas das canções se tornam uma questão menor.

O efeito colateral é a monotonia que acaba por se instalar, pois são poucas as variações entre as faixas.

Trazer um sucesso como "Eu Amo Você" (Cassiano e Sílvio Rochael) já é uma variação e tanto, pois cria um feliz estranhamento.

"Tijolo" (Posadas) causa estranheza por outro motivo —é explicitamente política e social, representando outro vetor da militância de Cañas. A letra muito bem construída e a troca do blues por uma linha melódica à brasileira funcionam como veneno antimonotonia.

"Tua Boca" não é um Itamar Assumpção top, mas é um Itamar Assumpção e cabe bem no conceito. Dá à cantora a chance de um duo com Chico Chico, filho de Cássia Eller, provável referência de Cañas.

É com "Cria Dor", um blues suave, que o disco termina. Com menos variações, mas com a firmeza e a ousadia que são marca da artista.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.