Descrição de chapéu
Livros

Autor estreante remete a Caio Fernando Abreu, mas com sentimentalismo sutil

'As Coisas', de Tobias Carvalho, venceu o Prêmio Sesc de Literatura na categoria para contos

SANTIAGO NAZARIAN

As Coisas

  • Preço R$ 34,90 (144 págs.)
  • Autor Tobias Carvalho
  • Editora Record

É preciso muita autoconfiança ou total desprendimento para se batizar um livro de estreia com um genérico “As Coisas”. Entretanto, publicada como vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria contos, a primeira obra do gaúcho Tobias Carvalho já sai com o devido destaque que se sobressai ao título. 

Com um histórico de 15 anos, o prêmio se firmou na cena literária nacional, não só pela qualidade de seus autores (como Luisa Geisler, Rafael Gallo e Marcos Peres), mas por todo o suporte que o próprio Sesc oferece aos vencedores, fazendo-os circularem pelas unidades do país. 

“As Coisas” de Tobias Carvalho são os órgãos sexuais masculinos. Ou ao menos é a nona definição que ele apresenta da palavra ao abrir o livro. Em 23 contos curtos, o livro foca a vida amorosa-sexual de jovens porto-alegrenses que se confundem com o autor, numa narrativa entre a confessional e a autoficção. 

Se parece tão biográfico (sendo ou não) é pela verdade que Carvalho consegue exprimir e a identificação que consegue causar. 

Os aplicativos de pegação, o sexo descompromissado, as conversas desajeitadas antes e depois do sexo, criam um universo melancólico atemporal, ainda que muito atual. 

A escrita é limpa, com um caráter orgânico que remete ao escritor gaúcho Caio Fernando Abreu —uma comparação aparentemente inescapável para jovens autores gays— porém com um sentimentalismo mais sutil, menos derramado.

Nem tudo funciona. Nos poucos contos em que o protagonista muda de perfil, a voz se torna menos pessoal e menos verdadeira —o talento para criar personagens ainda não se flagra de forma evidente. 

Ainda assim, “As Coisas” é uma belíssima estreia, de um autor que já chega com o mais importante: veia. Não é pouca coisa.

Tobias Carvalho, 22, é o vencedor da categoria "Conto" no 15º Prêmio Sesc de Literatura.
Tobias Carvalho, vencedor do 15º Prêmio Sesc de Literatura - Divulgação

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.