Brasil está fora da corrida do Oscar pela 20ª vez seguida; 'Roma' é favorito

'O Grande Circo Místico', de Cacá Diegues, era o representante

Bruna Linzmeyer em 'O Grande Circo Místico'
Bruna Linzmeyer em 'O Grande Circo Místico' - Divulgação
Guilherme Genestreti
São Paulo

O filme “O Grande Circo Místico”, escolhido para representar o Brasil no Oscar, não está entre os nove títulos finalistas que concorrerão às cinco vagas de melhor longa estrangeiro.

A lista foi divulgada pela Academia nesta segunda (17). Os indicados serão conhecidos no dia 22 de janeiro e a cerimônia acontecerá em 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Com isso, a próxima edição da premiação marcará a 20ª vez consecutiva que o país fica de fora dessa categoria –a última vez foi em 1999, com “Central do Brasil”.

Dirigido por Cacá Diegues, o representante nacional toma como ponto de partida poema de Jorge de Lima, que nos 1980 foi transformado em musical por Chico Buarque e Edu Lobo.

A trama acompanha várias gerações à frente da lona, e tem no elenco os atores Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Vincent Cassel, Antonio Fagundes, Mariana Ximenes e Juliano Cazarré.

Considerando apenas produções 100% nacionais, o país já concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro quatro vezes. Também disputou, em animação, com “O Menino e o Mundo”, em 2016. Em 2004, com "Cidade de Deus", concorreu em direção, montagem, roteiro adaptado e fotografia.

Entre os escolhidos estão o japonês "Assunto de Família", de Hirokazu Kore-Eda, e o polonês "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski.

“Roma”, de Alfonso Cuarón, larga como favorito à estatueta. O representante mexicano, disponível na grade da Netflix, é inspirado nas lembranças da infância do diretor. Conta a história de Cleo, empregada doméstica de origem indígena, que trabalha e vive no casarão de seus patrões, brancos e membros de uma família de classe alta na capital do país.

A Academia também anunciou finalistas em outras categorias como documentário em longa-metragem e emcurta-metragem . "Pantera Negra" desponta com quatro menções: maquiagem, efeitos visuais, trilha sonora e canção original.

Entre os finalistas em documentários, dois dos títulos passaram pelo Brasil durante edições do Festival É Tudo Verdade:  “Comunhão”, em 2017, e “O Distante Latidos dos Cães”, em 2018. 

Veja a lista de finalistas:

Melhor filme estrangeiro
"Em Chamas", de Lee Chang-dong (Coreia do Sul)
"Culpa", de Gustav Möller (Dinamarca)
"Assunto de Família", de Hirokazu Kore-Eda (Japão)
"Ayka", de Sergei Dvortsevoy (Cazaquistão)
"Cafarnaum", de Nadine Labaki (Líbano)
"Roma", de Alfonso Cuarón (México)
"Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski (Polônia)
"Pássaros de Verão", de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia)
"Werk  Ohne Autor", de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha)​

Melhor documentário em longa-metragem
“Charm City”, de Marilyn Ness (EUA)
"Comunhão”, de Austin Burns (EUA)
“Crime + Punishment”, de Stpehen Maing (EUA)
“Dark Money”, de Kimberly Reed (EUA)
“O Distante Latidos dos Cães”, de Simon Lereng Wilmont (Dinamarca) 
“Free Solo”, de Jimmy Chin e Elizabeth Chai  Vasarhelyi (EUA)    
“Hale County This Morning, This Evening”
“Minding the Gap”, de RaMell Ross (EUA)
“Of Fathers and Sons”, de Talal Derki (Alemanha, EUA, Síria, Líbano, Holanda, Qatar) 
“On Her Shoulders”, de Alexandria Bombach (EUA) 
“RBG”, de Julia  Cohen e Betsy West (EUA) 
“Shirkers”de Sandi Tan (EUA)
“The Silence of Others”, de Robert Bahar e Almudena Carracedo (EUA, Espanha, Canadá, França)
“Three Identical Strangers”, de Tim Wardle (Reino Unido)
“Won’t You Be My Neighbor?”, de Morgan Neville (EUA)

Melhor documentário em curta-metragem
“Black Sheep”, de Ed Perkins
“End Game”, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman
“Lifeboat”, de Josefine Kirkeskov 
“Los Comandos”, de Joshua Bennett e Juliana Schatz
“My Dead Dad’s Porno Tapes”, de Charlie Tyrell
“A Night at the Garden”, de Marshall Curry
“Period. End of Sentence.”, de Rayka Zehtabchi 
“’63 Boycott”, de Gordon Quinn
“Women of the Gulag”, de Marianna Yarovskaya
“Zion”, de Floyd Russ

Melhor maquiagem e penteado
“Pantera Negra”
“Bohemian Rhapsody”
“Border”
“Duas Rainhass”
“Stan & Ollie”
“Suspiria”
“Vice”

Melhor trilha sonora
“Aniquilação”
“Vingadores: Guerra Infinita”
“A Balada de Buster Scruggs”
“Pantera Negra”
“Infiltrado na Klan”
“Podres de Ricos”
“A Morte de Stalin”
“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”
“Primeiro Homem”
“Se a Rua Beale Falasse”
“Ilha dos Cachorros”
“O retorno de Mary Poppins”
“Um Lugar Silencioso”
“Jogador Nº 1”
“Vice”

Canção Original
“When A Cowboy Trades His Spurs For Wings”, de “A Balada de Buster Scruggs”
“Treasure”, de “Querido Menino”
“All The Stars", de “Pantera Negra”
“Revelation”, de “Boy Erased”
“Girl In The Movies”, de “Dumplin’”
“We Won’t Move”, de "O Ódio que Você Semeia”
“The Place Where Lost Things Go”, de “O Retorno de Mary Poppins”
“Trip A Little Light Fantastic”, de  de “O Retorno de Mary Poppins”
“Keep Reachin'”, de “Quincy”
“I’ll Fight”, de “RBG”
“A Place Called Slaughter Race”, de "WiFiRalph: Quebrando a Internet"
“OYAHYTT”, de “Sorry to Bother You”
“Shallow”, de “Nasce uma Estrela”
“Suspirium”, de “Suspiria”
“The Big Unknown”, de “As Viúvas”

Curta de animação
“Age of Sail”, de John Kahrs
“Animal Behaviour”, de David Fine e Alison Snowden 
“Bao”, de Domee Shi
“Bilby”, de Pierre Perifel, JP Sans e Liron Topaz
“Bird Karma”, de William Salazar
“Late Afternoon”, de Louise Bagnall
“Lost & Found”, de Andrew Goldsmith e Bradley Slabe
“One Small Step”´, de Andrew Chesworth e Bobby Pontillas
“Pépé le Morse”, de Lucrèce Andreae
“Weekends”, de Trevor Jimenez

Curta-metragem
“Caroline”, de Logan George e Celinde Held
“Chuchotage”, de Barnabás Tóth
“Detainment”, de Trina McGee
“Fauve”, de Jeremy Conte
“Icare”, de Nicolas Boucart
“Marguerite”, de Marianne Farley
“May Day”, de Fedrik De Beul e Olivier Magis
“Mother”, de Rodrigo Sorogoyen
“Skin”, de Guy Nattiv
“Wale”, de Barnaby Blackburn

Efeitos visuais
“Homem-Formiga e a Vespa”
“Vingadores: Guerra Infinita”
“Pantera Negra"
“Christopher Robin”
“Primeiro Homem”
“Jurassic World: Reino Ameaçado”
“O Retorno de Mary Poppins”
“Jogador Nº 1”
“Han Solo: Uma História Star Wars”
“Bem-Vindos a Marwen”

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