Distribuidora retira filme sobre João de Deus de circulação

Providência foi tomada após denúncias de abuso sexual contra o médium

Guilherme Genestreti
São Paulo

A distribuidora brasileira Paris Filmes informou nesta terça (11) que retirou o documentário "João de Deus - O Silêncio É uma Prece" de todas as plataformas digitais. 

A decisão foi tomada após virem à tona as denúncias de abuso sexual que o médium é alvo. 

No filme, lançado em maio nos cinemas, o diretor carioca Candé Salles registra o trabalho de cirurgias espirituais na cidade goiana de Abadiânia. A obra compila depoimentos emocionados de algumas das pessoas que buscaram os serviços de João de Deus, mas não faz menção a denúncias de crime sexual.

Há também outro projeto de filme sobre o médium. "João de Deus - O Filme" foi autorizado a captar até R$ 4 milhões de renúncia fiscal via Lei do Audiovisual. No site da Agência Nacional do Cinema, os produtores descrevem que o escopo do longa-metragem biográfico é narrar a sua história, "desde sua infância até as primeiras manifestações mediúnicas". 

Segundo a descrição, o filme "de forma lírica levará ao grande público as diversas histórias e mitos em torno de João Teixeira Faria e da Casa mantida por ele na pequena Abadiânia". 

A reportagem tentou entrar em contato com a produtora Casablanca, responsável pelo projeto, mas não obteve resposta até a publicação deste texto. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.