Filme faz piada sobre o nazismo durante o governo de Hitler na Alemanha

"Ser ou não ser", de Ernst Lubitsch, faz parte da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema

Cristiane Martins
São Paulo

A partir de que momento piada sobre o nazismo poderiam ser feitas? Em 1942, com o avanço do regime autoritário de Adolf Hitler, aquele parecia um péssimo instante para rir do assunto, mas o diretor Ernst Lubitsch e o roteirista Edwin Justus Mayer pensavam o oposto.

"Ser Ou Não Ser" transcorre como uma sátira antinazista de espionagem na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Buscavam com o deboche e a sutileza informar o espectador, e não enchê-los de piadas de mau gosto. Ainda assim sofreu diversas reprimendas públicas.

Cena do filme 'Ser ou Não Ser', de Ernst Lubitsch
Cena do filme 'Ser ou Não Ser', de Ernst Lubitsch - Divulgação

O longa é apresentado ao leitor no 22º volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, nas bancas no domingo (23). A edição traz um DVD e um livro com análises do método de Lubitsch, morto aos 55 anos, em 1947, que planejava e ensaiava todos os conteúdos das as cenas antes de começar a filmagem.

Em "Ser ou Não Ser", um grupo de atores pretende escapar da Polônia a partir de um conflito falso com Hitler em que todos se disfarçam de oficiais. Para isso, o diretor alemão se vale da experiência de ter sido ator na companhia do encenador Max Reinhardt (1873-1943).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.