Descrição de chapéu

Grammy dá mais atenção às mulheres após ano marcado por reclamações

Na categoria disco, concorrem Cardi B., Brandi Carlile, H.E.R., Janelle Monáe e Kacey Musgraves

Indicados na categoria disco do ano, Cardi B., Brandi Carlile, Drake e H.E.R. (no alto, da esq. para dir.), Post Malone, Janelle Monae, Kacey Musgraves e Kendrick Lamar (a partir da esq.) - Reuters
Thiago Ney

​Dos 84 troféus concedidos na edição de 2018 do Grammy, apenas 11 foram dados a mulheres. Houve queixas, muitas, e a Academia de Gravação (Recording Academy), que organiza a premiação, se mexeu.

​A principal mudança foi o aumento no número de indicados (de cinco para oito) nas quatro principais categorias: disco do ano, artista revelação, canção e gravação —o prêmio de gravação vai para o intérprete e pode ser dado a uma música que não seja inédita; o de canção vai para o compositor e a faixa tem de ser necessariamente nova.

As indicações divulgadas nesta sexta (7) mostram que a alteração funcionou. Em disco, por exemplo, concorrem Cardi B., Brandi Carlile, H.E.R., Janelle Monáe e Kacey Musgraves (os outros são Post Malone, Drake e Kendrick Lamar, este pelo álbum do filme "Pantera Negra").

Se o Grammy quiser premiar pela qualidade da obra, o troféu ficará entre Janelle Monáe e Cardi B.

Já em canção do ano, entraram Ella Mai, Brandi Carlile e Lady Gaga (com Bradley Cooper, por "Shallow", do filme "Nasce uma Estrela"). Em gravação, estão Brandi Carlile, Cardi B., Lady Gaga e SZA (esta ao lado de Kendrick Lamar).

É um Grammy, também, que tenta fugir da mesmice. Brandi Carlile e Kacey Musgraves são cantoras country; H.E.R. é uma jovem (e talentosa) que faz um R&B estiloso e Cadi B. dominou o tradicionalmente masculino rap norte-americano neste ano.

Nomes como Taylor Swift, Kanye West e Ariana Grande, por exemplo, ficaram relegados a categorias menos importantes. Em artista revelação, as mulheres também tomam conta: com as irmãs Chloe x Halle, H.E.R., a inglesa Dua Lipa, a country Margo Price, a pop Bebe Rexha e Jorja Smith, que lançou um elogiado disco na linha R&B.

Elas disputam com Luke Combs e Greta van Fleet, esta última uma espécie de banda de gente que tenta imitar o Led Zeppelin no Guitar Hero.

Uma das categorias mais diversas e equilibradas deste Grammy é a de performance pop solo. Estão concorrendo de Beck (por "Colors") ao rapper meloso Post Malone ("Better Now"), passando por Ariana Grande ("God Is a Woman"), Camila Cabello ("Havana") e Lady Gaga ("Joane").

Taylor Swift, que em 2016 recebeu sete indicações para o disco "1989" (que inclusive ganhou como álbum do ano), agora disputa apenas em álbum pop vocal, por "Reputation". Ela tem a companhia de Camila Cabello ("Camila"), Kelly Clarkson ("Meaning of Life"), Ariana Grande ("Sweetener"), Shawn Mendes ("Shawn Mendes") e Pink ("Beautiful Trauma").

O Grammy, sendo Grammy, ainda vê a necessidade da existência da categoria música alternativa. E concorrem para disco de música alternativa nomes nada alternativos como Arctic Monkeys, David Byrne, St. Vincent, Beck e Bjork.

Dentro do universo rap, Cardi B. é favorita em álbum por "Invasion of Privacy". Mas estão na disputa bons discos, como "Daytona", de Pusha T, "Astroworld", de Travis Scott, "Swimming", de Mac Miller (morto recentemente), e "Victory Lap", de Nipsey Hussle.

Cardi B. está ainda em performance solo de rap, por "Be Careful". Com ela, concorrem Drake, por "Nice for What", Kendrick Lamar, Jay Rock, Future e James Blake, por "King's Dead", Anderson Paak, por "Bubblin", e Travis Scott, Drake, Big Hawk e Swae Lee, por "Sicko Mode".

O troféu de melhor disco de rock ficará entre Alice in Chains, por "Rainier Frog", Fall Out Boy, por "Mania", Ghost, por "Prequelle", Greta van Fleet, por "From the Fires", e Weezer, por "Pacific Daydream".

A premiação será realizada em 10 de fevereiro no ginásio Staples Center, em Los Angeles. Os artistas que vão se apresentar ao vivo na noite ainda não foram anunciados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.