Idris Elba, 46, afirma que trocou o bar pela música por estar velho

Eleito o mais sexy do mundo e de volta com 'Luther', ator britânico que já tocou no Tomorrowland irá interpretar DJ

Diana Brito
Londres

Desde 2010 o ator britânico Idris Elba, eleito neste ano pela revista People o homem mais sexy do mundo, vive o detetive John Luther na série da BBC que leva o sobrenome do personagem.

Após um hiato de três anos, o seriado volta à televisão britânica no dia 1º de janeiro, para a quinta temporada. No Brasil, esteve disponível pela Netflix até este ano.

Aos 46 anos, Elba evita falar com jornalistas sobre os boatos de que estaria sendo cotado para viver a nova versão de James Bond em 2020.

"A esta altura eu acho que, se eu fosse [interpretar o agente secreto], seria o desejo da nação. Mas não sei", afirmou, cansado de repetir a resposta a essa pergunta.

Os rumores começaram no final do ano passado, após a produtora de filmes da série 007, Barbara Broccoli, declarar que, depois do último filme com Daniel Craig no papel, previsto para 2019, o próximo agente secreto poderia ser interpretado por um ator negro ou até por uma atriz.

Ainda que não vá aos cinemas como 007, Elba confirma o projeto, junto com o roteirista Neil Cross, de levar seu detetive Luther para os cinemas. "É preciso apenas contar a história certa", diz. "Não é muito frequente que uma série de TV de sucesso se torne um filme de sucesso."

Ele diz, ainda, ter planos de gravar a série fora do Reino Unido. "Eu amaria ver 'Luther' em diferentes lugares. Um deles é São Paulo", destacou. No início de 2019, ele virá ao Brasil pela primeira vez, e visitará a Bahia.

A quinta temporada de "Luther" terá quatro episódios, descritos por Elba como "uma superprodução, com cenas perigosas de ação, muito tiroteio, perseguição de carro, algumas pessoas caem de prédios, outras são mortas a tiros".

No primeiro episódio, um psicopata que comete crimes com o rosto coberto por uma máscara cômica iluminada ganha a atenção do público. Ele ataca as vítimas com uma faca em ruas, parques, casas e no tradicional ônibus de Londres.

Elba compara a série de seu policial John Luther com "Batman", pela semelhança do ambiente escuro dos cenários.

"Esse universo de crimes hediondos acontece em Londres e Neil [Cross, o roteirista] adora esse tipo de ambiente de Jack, o Estripador. Sempre teve em mente essa comparação de Londres e Gotham City. Essa atmosfera de quadrinhos. Existe uma comparação entre 'Batman' e 'Luther'", afirmou.

Considerado um dos melhores atores britânicos do momento, Idris Elba já ganhou um Globo de Ouro por "Luther", após a primeira temporada da série, e viveu o líder Nelson Mandela nos cinemas em "Mandela: O Caminho para a Liberdade" (2013).

Como válvula de escape e de descanso, Elba diz que recorre ao hobby de DJ. "Na primeira temporada da série, normalmente eu ia para o pub dar uma aliviada. Agora, não faço mais isso porque estou velho. A terapia depois das gravações é a música. Não ouvir, mas fazer música."

Elba já participou de grandes festivais como DJ e diz que considera mais difícil atuar nas picapes em eventos ao vivo do que em séries e filmes.

"Fui DJ a vida inteira, mas só passei a ser convidado para festivais agora", diz. Conhecido como Big Driis the Londoner, tocou em julho no famoso festival de música eletrônica da Bélgica Tomorrowland.

O ator interpreta um personagem que tem seu hobby como profissão na nova série da Netflix "Turn Up Charlie". Ainda em produção e sem data de estreia, a comédia em oito episódios traz Elba no papel de um solteirão convicto e DJ fracassado que tenta relançar sua carreira.

Mas, nem DJ nem policial, o sonho de Elba é viver um psicopata. "Sempre quis fazer duas pessoas em um corpo, alguém com questões mentais que tenha diferentes personalidades."

Mesmo ausente na televisão desde 2015, "Luther" não foi esquecida pelo público. Pesquisa da BBC divulgada ano passado mostra o detetive em terceiro lugar entre "os tipos mais amados" da emissora —atrás apenas de "Sherlock" e "Doctor Who".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.