Karol Conka reúne ativistas negros e destaca diversidade de cor e gênero em videoclipe

'Vogue do Gueto', do recente álbum 'Ambulante', tem participações dos coletivos Batekoo, As Irenes, Estaremos Lá e Mooc

São Paulo

A representatividade negra e a tolerância sexual pautam o videoclipe de "Vogue do Gueto", de Karol Conka, lançado nesta quarta (19).

A cantora e rapper Karol Conka em cena de seu novo videoclipe, 'Vogue do Gueto', de música que integra seu disco mais recente, 'Ambulante'
A cantora e rapper Karol Conka em cena de seu novo videoclipe, 'Vogue do Gueto', de música que integra seu disco mais recente, 'Ambulante' - Divulgação

Dirigido pela equipe do coletivo feminista de cinema We are Magnolias, o filme tem participações dos coletivos Batekoo, As Irenes, Estaremos Lá e Mooc, além de uma equipe de dançarinos e de fãs da cantora e rapper curitibana.

Com sonoridade voltada às pistas de dança —como todo o recente disco “Ambulante”, o segundo da carreira de Conka—, o vídeo levanta a bandeira da representatividade: a maior parte dos figurantes são negros, e há transexuais e casais gays.

A cantora também se arrisca no “voguing”, um estilo de dança inspirado nos movimentos de modelos em passarelas, surgido nos anos 1980, popularizado por Madonna no videoclipe de “Vogue” e recentemente resgatado pela comunidade LGBT.

“Ela usa da influência dela para pautar coisas importantes. Até o fato de a gente estar aqui, realizando o clipe e mostrando a cara no vídeo. Reunir todo esse pessoal em um projeto só é incrível”, afirmou Maurício Sacramento, porta-voz da Batekoo, ao site Portal Popline.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.