Descrição de chapéu
Cinema

Paródia recupera seu poder corrosivo no longa 'Diamantino'

Filme adota modo farsesco para escapar de vícios do cinema contemporâneo

Cássio Starling Carlos

Diamantino

  • Quando Estreia nesta quinta (20)
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira
  • Produção Portugal/França/Brasil, 2018
  • Direção Gabriel Arantes e Daniel Schmidt

Veja salas e horários de exibição

E se o maior artilheiro do mundo perdesse o talento de fazer gols? E se ele não pudesse mais tirar a camisa porque seu invejado peitoral virou um par de seios? E se a vida perfeita das celebridades não passasse de encenação?

Não, "Diamantino" não é mais uma denúncia de que somos reféns de um regime que transformou tudo e todos em farsas.

O longa de estreia realizado em dupla pelo português Gabriel Abrantes e o americano Daniel Schmidt adota, de propósito, o modo farsesco para escapar do vício do cinema contemporâneo de politizar só enxertando mensagens na linguagem convencional.

Sozinho ou em parceria com Schmidt e outros cocriadores, Abrantes acumulou com seus curtas um certo prestígio em festivais.

A mistura de excentricidades formais com crítica social, da interpretação de temas modernos com referências arcaicas, deu aura autoral a seu trabalho.

Isso facilitou que o primeiro longa ganhasse espaço na Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde conquistou status de óvni.

"Diamantino" adota o mesmo viés barroco e carnavalesco, aplicando o poder de fábula do cinema a problemas que estão por toda parte, mas a maioria dos cineastas prefere incorporar sem reinventar.

Comédia? Filme trash? Conto de fadas anacrônico? É difícil definir o que o filme é, pois os diretores priorizam uma estética transgênero, que confunde as habituais distinções e expectativas.

Como resultado, "Diamantino" intercala situações que fazem rir do que se costuma exigir respeito e chama a atenção para a idiotia, incapacidade de ver ou de ir além do próprio nariz, um fenômeno que poucos levam a sério.

A mistura de elementos de espionagem, traição e usurpação, lavagem de dinheiro, ficção científica e crise de refugiados, temperada com um visual kitsch e atuações exageradas para parecer amadoras pode levar mais de um espectador a querer o valor do ingresso de volta.

Quem aceitar a brincadeira perceberá como a proposta é de ruptura com as convenções, que paralisam não apenas a produção mais comercial de Hollywood, como também o cinema com ambições artísticas.

Em "Diamantino", a paródia recupera seu poder corrosivo, a respeitabilidade volta a ser ridícula e o cinema consegue respirar e delirar à vontade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.