Seis imagens reveladoras sobre uma época em 'Roma'

Os detalhes na reconstituição cinematográfica do mexicano Alfonso Cuarón, em produção da Netflix

Imagem do filme "Roma", da Netflix
Imagem do filme "Roma", da Netflix - Reprodução
Gustavo Fioratti
São Paulo

Por trás do filme "Roma", do mexicano Alfonso Cuarón, existe uma boa dose de nostalgia. Os anos anos 1970 foram aqueles que correspondem à infância e adolescência do diretor.
 
Na obra produzida pela Netflix, ele usa elementos autobiográficos, localiza a trama no bairro em que viveu na Cidade do México, o Colônia Roma, e recupera a história de uma empregada de sua família para criar Cleo, a protagonista. 
 
Interpretada pela atriz Yalitza Patricio, a personagem vive o drama de ser abandonada grávida. Ela trabalha para uma família de classe média alta, em uma relação de subserviência resultante dos anos de opressão contra os povos indígenas.
 
Veja abaixo alguns detalhes que podem passar despercebidos nas imagens do filme de Cuarón:
imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

Cartazes com o nome e a imagem de Luis Elcheverría, presidente do México entre 1970 e 1976, podem ser vistos em diversos momentos no filme. Sua vitória significou a continuidade do Partido Revolucionário Institucional no poder e o decorrente prosseguimento de uma política de violenta repressão contra a oposição e os movimentos estudantis.

Elcheverría foi condenado à prisão por ter sido, como secretário de Governo de Gustavo Díaz Ordaz, um dos responsáveis pelo chamado massacre de Tlatelolco, que deixou dezenas de mortos quando a polícia abriu fogo contra um protesto em 1968. Chegou a ser preso, depois solto, porque a Justiça considerou que seus crimes estavam prescritos. ​ 

Imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

A cena mostra, a partir da janela de uma loja, um protesto que aconteceu em 1971. Houve conflito entre estudantes e grupos paramilitares que atuavam pelo governo de Elcheverría. 

Neste episódio, conhecido como o Massacre de Corpus Christi, ou também El Halconazo,  houve outras morte de estudantes e manifestantes. 

imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

Na parede do quarto, é possível ver o pôster que marcou a Copa de 1970, sediada pelo México.

Brasil foi para a final com a Itália e ganhou o jogo por 4 a 1.

Imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

A protagonista interpretada por Yalitza Aparicio vai ao cinema com o namorado e eles assistem ao filme "A Grande Escapada" ("La Grande Vadrouille", 1966), uma comédia popular de Gérard Oury.

Imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

Preste atenção na camiseta do personagem, membro de organização paramilitar que atuava a favor do governo. Os dois personagens nus foram criados pela neozelandesa Kim Grove e publicados pela primeira vez pelo jornal Los Angeles Time em 1970. Logo, viraram álbum de figurinha e ganharam o mundo. 

imagem do filme "Roma", da Netflix
Reprodução

No início do filme, mostra-se a imagem de uma televisão. Nela é exibido um programa "para toda a família", o “Ensalada de Locos”, comédia de situações que a Televisa exibiu entre 1970 e 1973. Os três protagonistas eram uma espécie de "Os Trapalhões", o infantil pastelão que a Globo exibia aos domingos.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.