Arquitetos premiados criam e expõem casas de cachorro na Japan House

Vencedores do Pritzker buscam soluções diversas para trazer o cachorro mais perto do homem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dog Cooler, por Hiroshi Nato para um cão da raça spitz

Dog Cooler, por Hiroshi Nato para um cão da raça spitz Hiroshi Yoda/Divulgação

São Paulo

Ó dono de cachorro, já reparou que seu amiguinho passa uma boa parte da vida tendo que olhar para cima para poder interagir com você? Foi esse insight que teve o designer Kenya Hara, ao pensar no spitz que teve quando criança. A tristeza decorrente dessa constatação o fez projetar uma série de móveis nos quais o olhar do cachorro estivesse à altura de seu dono.

“Os cães hoje não mais os que se originaram dos lobos”, pensa Hara. “Eles passaram por seleção artificial e se tornaram essas diversas raças feitas pelos homens. Hoje, mesmo sendo um animal, o cachorro não tem condições de voltar à natureza. Não pode mais viver sem a presença do humano.”

Esses estudos fazem parte da exposição “Architecture for Dogs”, desde sábado (19) em cartaz na Japan House, em São Paulo. Há mais: Hara pediu ainda que designers e arquitetos do Japão criassem casinhas de cachorro. “Algumas dessas pessoas á haviam recebido o Pritzker [maior prêmio mundial de arquitetura], conta o japonês, que passou pela avenida Paulista na abertura da mostra.

Essas 15 casinhas, para serem usadas dentro de casa, buscam soluções diversas para trazer o cachorro mais perto do homem. Uma delas, a Wanmock, utiliza camisetas velhas do dono para formar uma rede onde o cachorro se refestela. Outra, a Dog Cooler, propõe barras de metal para o cachorro se deitar e, assim, amenizar o calor do verão.

Bacana é o site Architecture for Dogs, que traz os 15 projetos com instruções para você mesmo reproduzi-los.

Já tendo passado por China e EUA, a mostra foi incorporando profissionais desses países. No Brasil, foi convidado a participar o escritório FGMF, que bolou The Cocoon, um casulo de tecido envolto por uma armação de vidro e metal que também serve de mesinha parta o centro da sala.

Na Japan House, as casinhas estão em exibição no térreo, enquanto a série de protótipos de móveis feitos por Kenya Hara ocupa o segundo andar da instituição. Do lado de fora, réplicas de algumas das casinhas estão disponíveis para avaliação pelos próprios cachorros. Pode levar o seu para conhecer as réplicas no pátio, mas atenção: não é permitida a entrada de pets no prédio. IF

Architecture for Dogs
Japan  House, av. Paulista, 52, ter. a sáb.: 10h às 20h; dom. e fer.: 10h às 18h. Até 7/4. Grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.