Descrição de chapéu Filmes

'Green Book' vence prêmio de melhor filme no Sindicato dos Produtores

Longa enfrenta polêmica após descoberta de tuíte contra muçulmanos postado pelo produtor, em 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP

Apenas duas semanas depois de conquistar três Globos de Ouro, "Green Book" conquistou, no sábado (19), o prêmio de melhor filme do Sindicato dos Produtores (PGA).

O longa sobre direitos civis estrelado por Mahershala Ali e Viggo Mortensen venceu "Roma", "Nasce uma estrela", "A Favorita", "Pantera Negra", "Infiltrado na Klan", "Podres de Ricos", "Um Lugar Silencioso", "Vice" e "Bohemian Rhapsody" —o ganhador na principal categoria do Globo de Ouro.

"Green Book" narra a improvável amizade entre Don Shirley, um virtuoso do piano, e seu motorista, Tony Lip, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos da década de 1960, época de forte segregação racial.

"Não preciso de prêmios", disse o produtor e diretor Peter Farrelly, segundo a revista Variety.

"Isso é como Warren Buffett [um dos homens mais ricos do mundo] ganhando na loteria. Estou muito agradecido", completou. 

A vitória veio, apesar da recente polêmica em torno do filme, incluindo um tuíte contra os muçulmanos publicado pelo roteirista Nick Vallelonga, em 2015. Na semana passada, ele se desculpou.

O mesmo Farrelly esteve na berlinda no início do mês, depois que vários jornais publicaram seu hábito de mostrar o pênis como uma espécie de brincadeira em 1998. 

Entre outras categorias, o melhor filme de animação ficou com "Homem-Aranha: No Aranhaverso"; "The Americans" ganhou o melhor drama na televisão; e "Maravilhosa Sra. Maisel", o de série de comédia.

O PGA não tem o mesmo peso que o Globo de Ouro, mas é uma referência mais precisa em relação ao Oscar. Este ano, os indicados para a maior premiação do cinema serão anunciados em 22 de janeiro, e a cerimônia de entrega das estatuetas acontece em 24 de fevereiro. 

Em 29 anos, os vencedores nas principais categorias de ambas as premiações coincidiram 20 vezes, como no ano passado, com "A Forma da Água". 

Assista ao trailer de 'Green Book'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.