Espólio do Nirvana processa Marc Jacobs por copiar logo criado por Kurt Cobain

Banda alega que estilista plagiou o clássico logo da banda em sua recente coleção 'Redux Grunge'; camiseta custa R$ 433

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São Paulo

​A banda Nirvana abriu um processo contra o estilista Marc Jacobs por violação de direitos autorais, segundo informações do site TMZ e da revista Forbes.

Na ação judicial, o espólio do grupo declara que uma camiseta, um moletom e um par de meias de uma recente coleção de Jacobs imitam o icônico logo desenhado por Kurt Cobain em 1991 e estampado em camisetas da banda, numa tentativa de tornar os itens “mais autênticos”.

O suposto plágio integra a coleção “Redux Grunge”, lançada pelo estilista em novembro, que presta homenagem à coleção “grunge” de 1993 que alçou Jacobs à fama no meio da moda.

A banda alega que o uso não autorizado de material protegido por direitos autorais para promover produtos “faz parte de campanha mais vasta para associar toda a coleção 'Bootleg Redux Grunge' ao Nirvana, um dos fundadores do gênero musical grunge”.

A ação descreve ainda que as “ações ilícitas” de Jacobs “causaram danos irreparáveis ao Nirvana, diluem o valor das licenças da banda” e “afetam a boa fé associada a grupo”.

No processo, o espólio da banda pede reparação financeira, o fim das vendas dos itens e a remoção de referências ao Nirvana de quaisquer criações do estilista.

As cadeias de lojas de departamentos Saks e Neiman Marcus também são alvo do processo movido pelo Nirvana, por venderem os itens supostamente ilícitos.

Reprodução de camiseta vendida no site oficial da banda Nirvana, com o clássico logo da carinha sorridente desenhado por Kurt Cobain em 1991; banda alega plágio do estilista Marc Jacobs
Reprodução de camiseta vendida no site oficial da banda Nirvana, com o clássico logo da carinha sorridente desenhado por Kurt Cobain em 1991; banda alega plágio do estilista Marc Jacobs - Reprodução

Pode ser difícil para Jacobs negar as acusações; em seu site oficial de vendas, a camiseta do estilista, que custa US$ 115 (cerca de R$ 433), é vendida sob o seguinte descritivo:

“Esta peça exclusiva da coleção de 1993 foi criada por Marc Jacobs quando foi estilista da [marca de roupas masculinas] Perry Ellis. Esta camiseta 'pirata' com certeza cheira a espírito adolescente”, diz o anúncio, em referência à mais famosa canção do Nirvana, “Smells Like Teen Spirit” (cheira a espírito adolescente, em inglês).

Na loja virtual da banda Nirvana, uma camiseta com o logo supostamente plagiado custa US$ 24,99 (cerca de R$ 94).

A coleção “grunge” original, lançada na temporada de primavera de 1993, foi um marco na carreira do estilista Marc Jacobs. Críticos em um primeiro momento repudiaram a estética pinçada pelo estilista para a Perry Ellis, mas o mercado da moda viu no trabalho uma habilidade de Jacobs em criar vestimentas baseadas em cultura.

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