Pesquisa desmonta tese de que olhar de 'Mona Lisa' mira seu observador

Cientistas alemães defendem que os olhos da imagem estão 15 graus à direita de quem a contempla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Detalhe da 'Mona Lisa' (1503), de Leonardo Da Vinci

Detalhe da 'Mona Lisa' (1503), de Leonardo Da Vinci Reprodução

São Paulo

Uma recente pesquisa conduzida por cientistas alemães desmonta a tese de que os olhos da "Mona Lisa" miram seu observador. Na verdade, defende o estudo, o olhar dela estaria 15 graus à direita, provavelmente na altura da orelha direita da pessoa que contempla o quadro de Leonardo Da Vinci. 

O trabalho foi publicado no periódico i-Perception por pesquisadores da área de tecnologia da interação cognitiva da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. 

A tese de que os olhos da mulher retratada por Da Vinci seguem seu observador é tão difundida que batizou até uma percepção ocular. O chamado efeito Mona Lisa é o nome do fenômeno que ocorre quando o sujeito dentro de uma imagem fita a pessoa que a contempla independentemente de onde ela se posiciona. 

Para derrubar a tese de que o quadro se enquadra dentro dessa possibilidade, os pesquisadores alemães recorreram à ajuda de 24 participantes.

Eles expuseram a pintura numa tela computadorizada e pediram que as pessoas medissem a direção do olhar por meio de uma régua de carpinteiro posicionada de maneira horizontal entre eles e o desenho no computador.

Para realizar as medições, os estudiosos mantiveram participantes a uma distância de 66 cm de onde o desenho era projetado, mas fizeram experimentos alterando a proximidade entre a régua e a tela. Eles também iam modificando o zoom da imagem, além de apresentarem versões em que só apareciam os olhos e o nariz e versões com o rosto completo. 

A conclusão é que ela, de fato, não mira seus observadores e que seu olhar está a um ângulo mais ou menos 15,4 graus à direita

​Gernot Horstmann, um dos autores da pesquisa, diz que "não há dúvidas de que o efeito Mona Lisa existe". "Só que ele não se aplica à 'Mona Lisa' em si."

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.