Descrição de chapéu Televisão

Atores da novela 'Verão 90' recorreram até ao Google para conhecer a década

Trama da Globo tem Jesuíta Barbosa, Isabelle Drummond e Rafael Vitti no elenco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Em 1990, Fernando Collor assumiu a presidência do Brasil, “Rainha da Sucata” fez sucesso na televisão e “Pump Up the Jam”, do grupo Technotronic, colocou muita gente para dançar.

Jesuíta Barbosa, Isabelle Drummond e Rafael Vitti ainda não eram vivos para testemunhar esses acontecimentos, mas irão vivê-los de forma intensa nos próximos meses.

Nascidos em 1991, 1994 e 1995, respectivamente, os atores protagonizam a nova novela das sete da Globo, “Verão 90”, que estreia nesta terça (29). Como sugere o nome, a trama é ambientada nos anos 1990 e estará recheada de referências à época.

O folhetim acompanha três  ex-astros mirins que fizeram sucesso na década de 1980 com o grupo Patotinha Mágica. Após um acidente, porém, o trio precisou se separar e cada um seguiu seu rumo.

Os anos passam e os protagonistas entram na vida adulta. Manuzita (Drummond) continua apostando na carreira de atriz apesar de não ter talento. João (Vitti) é universitário e comanda uma rádio. Seu irmão, Jerônimo (Barbosa), não tem ocupação, mas só pensa em dinheiro e fama.

“O Jerônimo é parte de uma família sem muitas condições, comandada por uma mulher, que cresceu com vontade de ajudar a mãe. Por causa disso ele enveredou para o lado da ganância, de querer ganhar dinheiro a qualquer custo”, explica Barbosa. “A vilania dele simplesmente acontece.”

Além da ambição e do estilo narciso, a vilania do personagem também é motivada pelo amor de João e Manuzita, que o faz se sentir rejeitado desde os anos de Patotinha Mágica.

Em sua primeira novela tradicional —ele participou de “O Rebu” em 2014, significativamente mais curta e exibida na faixa das 23h—, Barbosa enfrentou dois tipos de desafios em “Verão 90”. Além de ter dinâmica diferente das séries e filmes que o tornaram conhecido, a história trata de uma década da qual pouco se lembra.

“Eu vivi essa época intensamente porque era minha infância, mas não tenho lembranças muito fortes”, diz.

Para ajudar a compor o personagem, consumiu obras do período —de novelas a produções de David Lynch— e teve ajuda de outros atores, como Dira Paes, que interpreta a mãe de Jerônimo, e Claudia Raia, mãe de Manuzita.

O contato com colegas de elenco também foi fonte de pesquisa para Drummond e Vitti.

“Eu peguei algumas referências da minha família e também conversei muito com a equipe”, explica a atriz. “Por aqui nós temos muitas pessoas que viveram essa época e que podem nos acrescentar muita coisa. O próprio Jorge Fernando é um ícone dos anos 1990”, diz sobre o diretor de “Verão 90” e responsável por folhetins como “Rainha da Sucata” (1990) e “Vamp” (1991).

“Mas nós colocamos uma lente de aumento nas nossas referências, como uma licença poética em prol do humor”, brinca Drummond.

​Vitti concorda que o resto da equipe foi essencial para construir o trio protagonista, mas revela que também teve ajuda de um fonte que, assim como ele, nasceu após 1990.

“Um dos meus pontos de partida, ironicamente, foi o Google, que ainda não existia”, diz. “Mas conversar com as pessoas foi mais importante, porque elas trazem informações sobre o cotidiano daquela época.”

Além de Jorge Fernando, Marcelo Zambelli também assina a direção de “Verão 90”. A autoria da novela é de Izabel de Oliveira e Paula Amaral.

Verão 90
Estreia na TV Globo nesta terça (29), às 19h30

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.