Descrição de chapéu Cinema Oscar 2019

Após prêmios de sindicatos, Oscar está embolado entre 'Roma' e 'Green Book'

Dois filmes largam como os favoritos para a premiação de 24 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os ator Mahershala Ali em cena do filme 'Green Book'
Os ator Mahershala Ali em cena do filme 'Green Book' - Divulgação
São Paulo

Com a recente vitória de 'Roma', de Alfonso Cuarón, no prêmio concedido pelo Sindicato dos Diretores, o longa mexicano larga como o favorito na categoria de direção no Oscar e aumenta em alguns pontos suas chances de levar a principal estatueta da noite.

Entre os prêmios das categorias profissionais mais importantes, o do Sindicato dos Diretores era o último que faltava. Ele se soma às honrarias concedidas pelo Sindicato dos Atores e pelo Sindicato dos Produtores, já anunciados.

A importância dessas premiações é que elas permitem fazer algumas suposições sobre como será a próxima cerimônia do Oscar, marcada para a noite de 24 de fevereiro. 

Como boa parte dos membros da Academia também integram esses sindicatos, muitas vezes os resultados coincidem, daí ser comum ouvir o jargão de que eles são o “melhor termômetro do Oscar”.

No último dia 27, quem anunciou seus laureados foi o Sindicato dos Atores. Ali, venceram Glenn Close (melhor atriz, por “A Esposa”), Rami Malek (melhor ator, por “Bohemian Rhapsody”), Mahershala Ali (ator coadjuvante, por “Green Book”) e Emily Blunt (atriz coadjuvante, por “Um Lugar Silencioso”).

Com isso, todos, à exceção de Blunt, despontam como favoritos a se consagrarem na noite de 24 de fevereiro. A intérprete de “Um Lugar Silencioso” não foi indicada ao Oscar, então está fora do páreo.

 
​Vale dizer que o Sindicato dos Atores também inclui uma categoria, ausente no Oscar, que é a de melhor elenco. O prêmio foi para o filme de super-herói “Pantera Negra”. É um bom sinal para o longa da Marvel dirigido por Ryan Coogler. Como os atores também votam no Oscar de melhor filme, a obra viu suas chances de vitória crescerem. 
 
Só que há o favoritismo de “Green Book” a bater. A dramédia dirigida por Peter Farrelly foi escolhida como o melhor longa pelo Sindicato dos Produtores, em prêmio concedido  no último dia 19. E os produtores também integram, é claro, a Academia. 

Nas casas de aposta, o mexicano "Roma" é quem aparece como favorito. A disputa segue embolada. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.