Diretor de 'Cantando na Chuva', Stanley Donen, morre aos 94 anos nos EUA

Cineasta que dirigiu maiores estrelas de sua época marcou era de ouro dos musicais em Hollywood

São Paulo

Morreu na quinta-feira (21) Stanley Donen, codiretor de "Cantando na Chuva" (1952) com Gene Kelly. A notícia foi confirmada no sábado (23) por um dos filhos de Donen, segundo o jornal Chicago Tribune. O diretor, que tinha 94 anos, teve um ataque cardíaco.

Além de "Cantando na Chuva", Donen foi responsável por diversos musicais icônicos em Hollywood. São dele "Cinderela em Paris" (1957), estrelado por Audrey Hepburn e Fred Astaire, e "Sete Noivas para Sete Irmãos" (1952).

Mais tarde, aventurou-se em outros gêneros, como nas comédias românticas "Indiscreta" (1958), com Cary Grant e Ingrid Bergman, e "Um Caminho para Dois" (1967), além do suspense romântico "Charada" (1963) —os dois últimos também protagonizados por Hepburn. 

Embora jamais tenha sido indicado ao Oscar, o diretor recebeu da Academia um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra em 1998. Ganhou a láurea das mãos de Martin Scorsese.

Stanley Donen depois de receber seu prêmio honorário na 70ª edição do Oscar
O diretor americano Stanley Donen depois de receber seu prêmio honorário na 70ª edição do Oscar, aos 74 anos - Reuters

Nascido na Carolina do Sul, Donen iniciou sua carreira no show business como dançarino. Em 1941, aos 17 anos, foi contratado por Gene Kelly como coreógrafo assistente em uma peça da Broadway.

Nos anos seguintes, trabalhou como coreógrafo em cerca de 15 filmes até estrear na direção, em 1949, com "Um Dia em Nova York", protagonizado por Kelly e Frank Sinatra.

Deixa a mulher, a diretora e roteirista Elaine May, e dois filhos, Mark e Josh Donen, o último produtor da série do Netflix "House of Cards".

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior deste texto afirmava que Donen havia morrido no sábado (23), data da confirmação da notícia da morte. Ele na realidade morreu na quinta-feira (21), segundo a reportagem do Chicago Tribune. A causa da morte também foi acrescentada ao texto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.