Descrição de chapéu Artes Cênicas

Peça de Felipe Hirsch escrita por Alejandro Zambra será um dos destaques da MITsp

Sexta edição da mostra de teatro começa em 14 de março com 'Repetição', de Milo Rau, que causou burburinho em Avignon

6ª MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Espetáculo

Espetáculo "Democracia", de Felipe Hirsch Pamela Albarracin/Divulgação

Maria Luísa Barsanelli
São Paulo

Espelho da produção contemporânea de artes cênicas, a MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo reunirá em sua sexta edição espetáculos que tratam da violência e discutem os limites entre ficção e realidade, verdades e mentiras.

A programação será aberta no dia 14 de março com “A Repetição. História(s) do Teatro (I)”, peça do diretor suíço Milo Rau que causou burburinho no ano passado, quando foi encenada no Festival de Avignon, na França, e depois ganhou uma série de elogios da crítica internacional.

É baseada no assassinato de um jovem gay, torturado e morto por um grupo de garotos há sete anos em Liège, na Bélgica. A peça coloca atores profissionais e amadores a relatar a história, como se participassem de uma audição.

“Rau é um diretor que está muito em destaque nos últimos tempos e hoje talvez seja uma referência no teatro documentário”, diz Antonio Araújo, diretor artístico da MITsp.

O suíço, artista em foco desta edição, terá mais dois trabalhos na mostra: “Cinco Peças Fáceis”, que discute casos de violência contra crianças, e “Compaixão. A História da Metralhadora”, um olhar crítico sobre a colonização europeia de territórios africanos.

Um contraponto a este último pode ser visto em “Alicerce das Vertigens”, do congolês Dieudonné Niangouna, que discute as consequências da herança colonizadora em seu país.

A discussão política também se faz presente num trabalho do diretor Felipe Hirsch que estreou no ano passado no festival chileno Santiago a Mil —coprodução da mostra vizinha e da MITsp. “Democracia” tem texto do escritor Alejandro Zambra e discute as consequências da ditadura chilena no país.

Já a fronteira entre realidade e ficção norteia “Mágica de Verdade”, espetáculo do Forced Entertainment, grupo inglês de referência no mundo, que cria um quiz repetitivo para mostrar absurdos cotidianos; “Partir com Beleza”, no qual o franco-marroquino Mohamed El Khatib recria a morte da mãe; e “MDLSX”, performance da italiana Silvia Calderoni que debate a androginia e as classificações de gênero.

Neste ano, a MITsp também contará com algumas estreias, todas nacionais e que debatem temas recentes da sociedade brasileira. Gabriela Carneiro da Cunha fala da população do rio Xingu afetada pela barragem de Belo Monte em “Altamira 2042”. 

A atriz transexual Renata Carvalho fala do corpo travesti em “Manifesto Transpofágico”, enquanto o coreógrafo Wagner Schwartz discute a questão da liberdade em “A Boba”. Nele, parte do quadro homônimo de Anita Malfatti, que teve dura repercussão quando foi apresentado, no início do século passado.

Estes dois últimos são artistas que foram alvo de polêmicas, nos últimos anos, envolvendo seus trabalhos. Carvalho, que interpreta um Cristo transexual em “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, teve sessões da peça vetadas pela Justiça após ser acusada de desrespeitar religiões. 

Já Schwartz foi chamado de pedófilo depois de uma sessão de “La Bête”, no MAM de São Paulo, no qual tem seu corpo nu manipulado pelo público —um vídeo de uma criança tocando a perna e a mão do artista viralizou na internet e gerou protestos.

Os novos espetáculos, afirma Araújo, são respostas importantes para os dias de hoje. “A arte está num momento muito delicado, é hora de fortalecer os artistas. Vemos em ‘A Boba’, por exemplo, um Wagner fortalecido. Ele joga com a repercussão ruim [do caso ‘La Bête’, em que Schwartz chegou a receber cerca de 150 ameaças de morte].”

Fortalecida também está a MITbr - Plataforma Brasil, plataforma iniciada no ano passado, ainda em caráter experimental, e que traz programadores de festivais estrangeiros (neste ano, virão ao menos 25) para assistir a trabalhos brasileiros —que terão legendas e programas em inglês. 

A ideia é facilitar a exportação do teatro nacional, ainda pouco conhecido lá fora, segundo Araújo. Nesta edição, serão dez espetáculos, com destaque para as obras da coreógrafa Marta Soares.

A plataforma é uma das frentes que vêm impulsionando a MITsp. Depois de anos de queda de orçamento, 2019 vê uma alta da verba, que deve chegar a R$ 3,1 milhões em aportes diretos, fora os apoios de instituições, que ainda não foram todos fechados, explica diretor de produção do festival, Guilherme Marques. No ano passado, o orçamento total foi quase R$ 1 milhão menor

Sendo assim, a mostra também inaugura neste ano um projeto de intercâmbio dramatúrgico, tendo seis textos brasileiros traduzidos e editados na frança e seis textos francófonos traduzidos e publicados aqui pela editora Cobogó —entre eles, uma obra de El Khatib, “C’Est la Vie”.

Além disso, a MITsp fará uma espécie de extensão no Rio, com parte da programação, como o espetáculo “Repetição” e alguns debates, acontecendo em espaços cariocas.

 

Programação

‘O Alicerce das Vertigens’, do congolês Dieudonné Niangouna
15 a 17/3, no Sesc Pinheiros

‘Altamira’ 2042, dirigida por Gabriela Carneiro da Cunha
19 a 21/3, no Centro de Referência da Dança

‘A Boba’, de Wagner Schwartz
17 a 19/3 e 22 a 24/3, no Teatro Cacilda Becker

‘Cinco Peças Fáceis’, com direção do suíço Milo Rau
19 a 21/3, no Teatro Sérgio Cardoso

‘Compaixão. A História da Metralhadora’, com direção do suíço Milo Rau
20 a 22/3, no Sesc Vila Mariana

‘Democracia’, dirigida por Felipe Hirsch
18 a 20/3, na Faap

Mágica de Verdade’, do grupo inglês Forced Entertainment
19 a 21/3, no Sesi

‘Manifesto Transpofágico’, de Renata Carvalho
20 a 22/3, na Biblioteca Mário de Andrade

‘MDLSX’, da italiana Silvia Calderoni
22 a 24/3, no Teatro João Caetano

‘Paisagens para Não Colorir’, dirigida pelo chileno Marco Layera
20 e 21/3, às 19h, no Teatro Porto Seguro

‘Partir com Beleza’, do franco-argelino Mohamed El Khatib
19 a 21/3, na Casa do Povo

‘A Repetição. História(s) do Teatro (I)’, com direção do suíço Milo Rau
14 a 16/3, no Auditório Ibirapuera

 

6º MITsp

De 14 a 24 de março, no Auditório Ibirapuera, em unidades do Sesc e outros teatros. Ingressos (até R$ 40 cada um) à venda a partir das 17h do dia 21/2, no site mitsp.org

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