Descrição de chapéu

Voltado aos fãs do original, obra reforça estereótipos

'Sai de Baixo - O Filme' se sustenta no funcionamento de uma nação que insiste em rir da própria miséria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena do "Sai de Baixo - O Filme"
Cena do "Sai de Baixo - O Filme" - Mariana Vianna/Divulgação

Quase duas décadas depois do fim da série original, “Sai de Baixo” não quer envelhecer. Como aquele parente querido e insistente, que teima em contar as mesmas piadas ao longo das décadas, a turma de Caco Antibes ainda adora se fazer notar.

No auge da fama, ao final dos anos 1990, o programa se popularizou no país com sua irreverência anárquica. Naqueles tempos, anarquia era sinônimo de fazer troça de tudo e de todos, sem distinção de gênero ou classe.

Surgiram, assim, personagens caricatos em suas ambições aristocráticas, mulheres que valiam mais quando caladas (“Cala Boca, Magda!”), além do porteiro e da doméstica que, apesar de intrusos naquela casa, faziam parte da dinâmica familiar —retrato da harmonia de fachada que só a cordialidade brasileira é capaz de produzir.

Os anos correram, os limites do humor foram redesenhados e o que antes era anarquia hoje pode soar discriminatório. Afinal, nesse intervalo, nasceu o politicamente correto —para alguns, um escudo necessário contra a depreciação das minorias. Para outros, cerceamento de liberdade de expressão —ainda que seja estranho pensar em liberdade como carta branca para humilhar.

“Sai de Baixo” achou por bem arriscar, e chega agora aos cinemas do país. Dirigido por Cris D’Amato, volta como um road movie, no qual os personagens originais, falidos, contrabandeiam joias ilegais na fronteira do país.

A ideia de reviver a série esbarra em perguntas. De que modo aquele humor se adapta a novas demandas? Como agrado aos fãs —e a versão cinematográfica só terá algum apelo para eles—, “Sai de Baixo - O Filme” se manteve fiel ao próprio legado e, indiferente aos novos tempos, reassume a pretensa rebeldia.

Para além da aparência de besteirol, a franquia tem inegável astúcia em retratar o caráter farsesco da sociedade brasileira. Se parasse por aí, talvez o humor de “Sai de Baixo” prestasse algum serviço à conscientização social. No entanto, ao atirar para todos os lados, essa questão se complica.

Não se trata, é claro, de exigir que minorias sejam poupadas da sátira. Há uma distância, porém, entre o humor e o reforço de estereótipos.

Como se sabe, a linha que separa a paródia do preconceito é tênue, uma vez que não depende apenas das boas intenções dos autores, mas também da mentalidade de quem as recebe. Em um país conservador, onde a violência se esconde na ideia de um povo alegre, a conclusão é triste.

A sobrevivência de “Sai de Baixo - O Filme” se sustenta no funcionamento problemático de uma nação que, passados 20 anos, ainda insiste em rir da própria miséria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.