Descrição de chapéu
Cinema

Com elenco afiado, 'Chorar de Rir' é engenhoso e engraçado

Filme com Leandro Hassum oferece diferentes escolas do humor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

CHORAR DE RIR

  • Quando estreia nesta quinta (21)
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Leandro Hassum, Monique Alfradique, Rafael Portugal, Jandira Martini, Fulvio Stefanini
  • Produção Brasil, 2018
  • Direção Toniko Melo

Veja salas e horários de exibição

Um talento do humor no papel protagonista ajuda muito, mas não é suficiente para fazer boa comédia.

Uma história fluente, bem elaborada e sem truques apelativos contribui bastante. Melhor ainda se a trama contar com a presença de coadjuvantes também eficientes na arte de fazer rir.

Embora não seja simples, essa não parece uma combinação inalcançável. No entanto, o cinema brasileiro voltado ao grande público tem demonstrado dificuldade na última década para reunir esses três elementos.

Um exemplo é “Não se Aceitam Devoluções”, lançado em  2018. Havia à frente do elenco um bom ator cômico, Leandro Hassum, mas faltavam em cena outros nomes afiados com quem ele pudesse jogar de igual para igual.

Tampouco existia um roteiro consistente.

O novo “Chorar de Rir”, dirigido por Toniko Melo (“Vips”), tem em comum com “Não se Aceitam...” a presença de Hassum e o objetivo de alcançar um público amplo. Mas as semelhanças param por aí. 

Desta vez, ele contracena com veteranos de longa trajetória no teatro cômico, como Jandira Martini; atores de prestígio da mesma geração, como Otavio Müller; e nomes mais jovens, com carreiras em ascensão, como Rafael Portugal, do Porta dos Fundos.

Além de evitar que os efeitos cômicos se amparem num só personagem, a diversidade do elenco nos oferece diferentes escolas do humor.

Há ainda outro mérito em “Chorar de Rir”. A partir de argumento de Toniko Melo e Caco Galhardo, cartunista da Folha, o escritor e jornalista José Roberto Torero desenvolveu um roteiro que combina engenhosidade e graça. 

Estrela de um programa de humor na TV, Nilo (Hassum) decide se tornar um ator dramático a fim de reconquistar uma ex-namorada (Monique Alfradique) e ganhar o respeito de colegas. Decide, então, montar “Hamlet” com um premiado diretor de teatro.

Os diálogos de Torero, autor de roteiros de filmes como “Pequeno Dicionário Amoroso” (1997), dão oportunidade a Hassum para passear entre tons de interpretação, exibindo uma versatilidade incomum. 

Por fim, uma dica: não deixe a sala quando começarem a subir os créditos. Há uma divertida participação final de Fábio Porchat.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.